Com a proximidade da retomada das aulas presenciais no município, prevista para ocorrer no dia 16 de agosto, a Prefeitura de Camaçari já assegurou a vacinação de 100% dos profissionais da educação, docentes e não docentes, com a 1ª dose contra a Covid-19. A iniciativa visa garantir a segurança no ambiente de trabalho, e evitar a contaminação pelo coronavírus, sobretudo, aos mais de 37 mil alunos matriculados na Rede Pública Municipal de Ensino.
“Parabenizo o trabalho da Sesau juntamente com a Seduc, garantindo a segurança dos nossos alunos e profissionais de educação nesse retorno às aulas” Júnior Borges.
A Secretaria da Saúde (Sesau) informa que entre os profissionais imunizados foram utilizados diferentes tipos de imunobiológicos disponíveis. Em maior proporção AstraZeneca, seguida de Pfizer e em menor volume CoronaVac e Janssen. Até o fim do mês de julho, 60% dos profissionais da educação do município, rede pública, privada e de ensino superior, estarão vacinados com a 2ª dose e os outros 40%, estarão com o quadro vacinal completo até o final de setembro.
Conforme a Diretoria da Vigilância a Saúde da Sesau, dos trabalhadores do Ensino Básico da rede pública e privada, que compreende a educação infantil, o ensino fundamental e o ensino médio, 4.257 já foram vacinados. Ainda segundo informação do departamento, 268 profissionais que atuam no Ensino Superior no município, também já tomaram a 1ª dose.
De acordo com a Secretaria da Educação (Seduc) a mesma oportunidade de vacinação que aconteceu para a rede pública, ocorreu para a rede privada. Ainda segundo a pasta, a Rede Pública Municipal de Ensino de Camaçari possui 2.068 servidores, entre docentes e não docentes (merendeiros, porteiros, serviços gerais, dentre outros).
De acordo com a secretária da Educação, Neurilene Martins, os profissionais da educação estão preparados para receber os alunos neste novo cenário, em que medidas como a utilização de máscaras, o distanciamento e a higienização constantes das mãos precisam ser respeitadas. “Nossos profissionais estão ansiosos pelo momento de retorno às aulas, mas cientes de que para que a volta ocorra de maneira segura à comunidade escolar, é necessário cumprir as medidas de segurança previstas no Protocolo Sanitário para Ambientes Escolares. Para isso, garantimos a vacinação de todos os professores e profissionais da educação”.
Os profissionais da Escola Municipal Professor Luís Rogério de Souza, situada no bairro da Gleba C, falaram sobre o processo de vacinação e da expectativa para o retorno às aulas. A unidade atende 470 alunos, do 6º ao 9º e da Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Para a diretora da unidade, Nilzete Cardoso, 63 anos – que já tomou as duas doses e está imunizada – a escola não é nada sem os alunos. “Tudo que fazemos é para eles. Desta forma, a nossa maior vontade no momento é que as aulas voltem para a gente cumprir a nossa missão de educadores”. Ainda segundo ela, falta pouco para a conclusão do processo de vacinação dos profissionais da educação. “Com a aplicação da primeira dose, aliada às medidas que serão adotadas por meio do protocolo sanitário, já se garante uma margem boa de segurança aos alunos e profissionais”.
Tânia Bispo, 61 anos, professora de Língua Portuguesa, também já tomou as duas doses da vacina. Ela disse que é a favor do retorno das aulas semipresenciais, pois entende a enorme perda, pedagogicamente falando, que será para os alunos se continuar da forma que está. “Estou muito ansiosa pelo retorno, não vejo a hora de voltar a lecionar nos moldes convencionais. Esse distanciamento não é bom nem para os alunos, nem para os profissionais da educação”. Com relação ao plano de imunização aplicado no município, ela falou que a prefeitura está de parabéns.
A secretária escolar da unidade, Leiva Alves, 44 anos, já tomou a primeira dose e disse que está próximo de tomar a segunda. Fico muito feliz em saber que 100% dos profissionais de educação estão vacinados com a 1ª dose. Estamos prontos para aplicar o protocolo sanitário e retornar com toda segurança”, destacou.
Para a auxiliar administrativo, Marluce Souza, 28 anos – mais uma profissional da educação imunizada com as duas doses – estão sendo tempos difíceis, sobretudo, por conta dos alunos não estarem podendo comparecer às escolas. “Mas graças a Deus, aos poucos, um novo normal está se estabelecendo e iremos nos adaptar a ele”.
Edilene Almeida, 35 anos, auxiliar de limpeza, que tomou as duas doses, e Verônica Evangelista, 46 anos, auxiliar de serviços gerais, que tomou uma dose até agora, falaram que já receberam todos os treinamentos necessários, com relação ao protocolo sanitário, para o volta às aulas. Segundo elas, a única coisa que falta é os alunos chegarem para colocarem em prática a nova rotina.
O Protocolo Sanitário para Ambientes Escolares foi publicado no Diário Oficial do Município (DOM) número 1.596, em 8 de fevereiro. O documento foi elaborado pela Prefeitura de Camaçari, por intermédio das secretarias da Saúde (Sesau) e da Educação (Seduc).
Fonte: Prefeitura de Camaçari
Seja o primeiro a comentar