1º Festival Literaturas Negras promove série de lives literárias durante o mês de março

0 1° Festival Literaturas Negras pretende colocar em pauta trocas, debates e diálogos em torno da criação e consumo de produções literárias produzidas por autores negros. De 4 a 30 de março, com programação 100% online, uma série de encontros será realizada, com a participação de pessoas atuantes no setor.

” A cultura representa os nossos valores e deve ser enaltecida. A iniciativa desse Festival Literaturas Negras é de extrema importância para trazer à sociedade conteúdos com as temáticas de autorrepresentação e produção literária afro-brasileira.” Júnior Borges.

A iniciativa vai apresentar ao público os contornos de autorrepresentação, criatividade e poética existentes na produção literária afro-brasileira, nas suas manifestações artísticas e dimensões da realidade contidas nos enredos escritos pelos autores negros e especialistas em diversos segmentos literários.

Além das lives, a programação traz bate-papos com autores, concurso de poesia, edital para lançamento de livros e mesas redondas.

O Concurso de Poesia Infantojuvenil, voltado a escritores iniciantes do Estado da Bahia, premiará três poesias autorais com o valor de R$ 300. As inscrições para o concurso já estão abertas, e acontecem até o dia 10 de março, conforme regulamento divulgado. Para saber mais, acesse as redes sociais do projeto (Instagram).


A primeira live literária, que tem como tema “Contos e encantos: a literatura infantil de temática africana e afro-brasileira”, contará com a presença da pedagoga e educadora Nini Kemba, do canal LiteAfroInfantil, e de Carol Adesewa, escritora do livro Plantando com Malik e idealizadora do projeto Afroinfância; a mediação será de Lorena Ribeiro, doutoranda em
Língua e Cultura pela UFBA e idealizadora do projeto Passos entre Linhas. A transmissão será pelo canal Literaturas Negras, no YouTube.


O projeto tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Pedro Calmon (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.

Fonte: Destaque1

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*