Ter um espaço acolhedor e um ambiente pedagógico adequado para
ampliar as oportunidades de aprendizagem e garantir o bem-estar
dos alunos. Nesta perspectiva, a Prefeitura de Camaçari, por intermédio da Secretaria da Educação (Seduc), já conseguiu requalificar 85% das escolas nos últimos quatro anos.
“Trabalhar para dar dignidade aos estudantes, professores e famílias. Oferecer um ambiente que seja favorável à educação do nosso município. A Prefeitura trabalha cada vez mais por quem mais precisa.” Júnior Borges.
As instituições de ensino público de Camaçari têm sido uma prioridade
para o Executivo, isso porque em 2017 foram identificadas unidades que
estavam sucateadas e representavam risco à segurança dos educandos,
professores e demais servidores que atuavam no equipamento educacional.
Em 2017, a prefeitura requalificou 26 escolas, sendo 19 na sede e sete na costa. Já em 2018 foram 14 unidades de ensino que passaram por obras,
sendo três na sede e 11 na costa.
Em 2019, os trabalhos tiveram continuidade e 23 instituições foram requalificadas, sendo 12 na sede e 11 na orla. No último ano da gestão, em 2020, foram 52 escolas requalificadas, sendo 36 na sede e 16na costa. Durante o quadriênio, algumas unidades foram requalificadas duas vezes.
As instituições passaram por serviços de revisão das instalações elétrica e hidráulica; substituição de revestimento cerâmico da cozinha e banheiros; troca de telhado, esquadrias e cerâmica; conserto dos banheiros; além de reparos emergenciais necessários, como pintura total e limpeza geral.
A acessibilidade também é um ponto de destaque na lista de trabalhos, com isso e para atender pessoas com deficiência, rampas de acesso foram construídas nos centros educacionais.
Na sede, as intervenções beneficiaram dezenas de escolas, entre elas: a Escola Municipal llay Garcia Ellery, no Novo Horizonte; a Escola Engenheiro Ruy Bacelar, no Triângulo; a Escola Municipal Edivaldo Machado Boaventura e o Colégio Municipal São Tomaz de Cantuária, ambos no Centro; a Escola Municipal Félix Joaquim de Moraes, no Camaçari de Dentro; o Centro Educacional Maria Quitéria, no Ponto Certo; a Escola Municipal Virgínia Reis Tude, no Verdes Horizontes; o Centro Educacional Paulo Freire, no Nova Vitória; o Centro Educacional AnísioTeixeira, no bairro Gleba E; além da Escola Eustáquio Alves Santana, emParafuso.
Na costa de Camaçari, as requalificações aconteceram na Escola Thomaz Camilo, localizada emAreias; na Escola Municipal Nossa Senhora de Santana, em Cordoaria; Escola Municipal Rural do Jordão, no Jordão; na Escola Municipal Sucupira, na zona rural de Vila de Abrantes; na Escola Municipal Giltônia Pereira de Souza, em Arembepe; na Escola Municipal Sílvio Pereira Franco, em Catu de Abrantes; no Centro Educacional Marquês de Abrantes, em Vila de Abrantes; na Escola Maclina Maria da Glória, em Buris de Abrantes; o Centro Educacional Darcy Ribeiro, em Barra do Jacuípe; a Escola Municipal Américo Ferreira dos Santos, em Barra do Pojuca; na Escola Municipal Amélia Rodrigues, em Monte Gordo; dentre outras.
Para dar celeridade, a Seduc dividiu o total de escolas do município em seis
lotes, cada grupo destinado a uma empresa diferente, contratadas por meio de processo licitatório. Uma assistência especial foi dada às escolas maiores e mais antigas, algumas, inclusive, precisaram de serviços mais complexos, a exemplo de drenagem.
Mesmo com diversas frentes de trabalho espalhadas por todo o município, as ações de manutenção básica da rede municipal de ensino continuam sendo realizadas. Além dos trabalhos estruturais, ao longo do tempo, as escolas passaram por serviços de conservação na pintura interna e externa, roçagem e retirada do mobiliário inservível. As melhorias são necessárias, em virtude da deterioração natural proveniente da exposição ao sol e à chuva, assim como desgaste causado pelo próprio uso. Essa medida oferece mais dignidade aos profissionais da educação e um ambiente mais agradável e de incentivo ao estudo para as crianças, adolescentes e jovens da cidade. As obras são fiscalizadas por engenheiros e técnicos da Seduc, bem como da Secretaria da Infraestrutura (Seinfra).
Fonte: ASCOM PMC
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