Ações integradas de enfrentamento à covid-19 são retomadas

As ações integradas de enfrentamento à covid-19 foram retomadas pela Prefeitura de Camaçari, nesta terça-feira (7/7). A iniciativa envolve a aplicação de teste rápido, distribuição de benefícios sociais e serviços de desinfecção, higienização ou sanitização e foi realizada na Gleba B, Fonte das Águas, em Arembepe, Cordoaria e Monte Gordo.

“A prefeitura de Camaçari tem adotado todas as medidas necessárias no enfrentamento ao coronavírus. Precisamos também que a população se conscientize, que faça a sua parte”, frisou Júnior Borges.

Os testes rápidos aplicados foram do tipo IGG/IGM, recém adquiridos pela prefeitura, com investimento de R$ 925 mil. Os atendimentos são de acordo aos critérios: pessoas acima de 60 anos, profissionais de saúde e de segurança, portadores de doenças crônicas sintomáticos, população economicamente ativa, de 15 a 59 anos, com sintomas, ou pessoas que tiveram contato com pacientes positivos.

O Secretário de Saúde, Luiz Duplat, explicou a iniciativa na perspectiva da pasta, “a aquisição desses testes proporcionou a retomada das ações integradas e com a realização poderemos identificar casos, além de saber a incidência dos positivos. O paciente quando é testado positivo é isolado e acompanhado pelos técnicos da Sesau, o monitoramento é feito por telefone, às vezes presencial, dependendo da evolução, fazendo o acompanhamento até a recuperação, que, geralmente, é após 14 dias”.

A atuação do social foi destacada pela secretária de Desenvolvimento Social e Cidadania, Andréa Montenegro, “entramos com os benefícios, salientando que já passamos por aqui, fizemos todo o cadastramento das pessoas e hoje estamos nas entregas para as pessoas em vulnerabilidade, de Vale Cesta ou dos que compõe o programa Mão Amiga, a depender do estudo, pelo grupo familiar”. Ao todo, serão entregues 412 benefícios.

Os locais ainda recebem desinfecção, higienização ou sanitização dos equipamentos públicos onde há maior circulação de pessoas. A atuação em alguns espaços é com o pipa Jet, com hipoclorito de sódio, e em equipamentos menores com borrifadores e pulverizadores de água sanitária. O serviço é executado pela Secretaria dos Serviços Públicos (Sesp). A Superintendência de Trânsito e Transporte Público (STT) também integra a iniciativa ordenando o trânsito na região.

Moradora da Gleba B, Vera Lúcia Santana, 44 anos, faz uma avaliação positiva da ação. “Um teste desses, nem todo mundo tem condições. A sociedade não está livre dessa doença, senti a garganta doendo, tive essa oportunidade e vim fazer. Estou muito satisfeita”. Na sede ainda foram distribuídas cerca de 500 máscaras pela Secretaria da Habitação (Sehab) e a titular da pasta, Vivian Angelim, falou sobre o trabalho “viemos contribuir na distribuição de máscaras e material informativo sobre os sintomas e forma de prevenção”.

A dona de casa da localidade de Fonte das Águas, Sonia Maria de Souza, 56 anos, está recebendo mensalmente um dos benefícios da Sedes, “acho ótimo. Chegou em boa hora, graças a Deus. Está sendo importantíssimo”.

As ações continuam sendo realizadas de acordo a uma programação, confira o calendário:

Distrito Sanitário da Sede – Todas iniciam a partir das 9h

10/7-Jardim Limoeiro II – no entorno da unidade de saúde
14/7- Camaçari de Dentro – no entorno da unidade de saúde
17/7- Gravatá – no entorno da unidade de saúde
21/7- Nova Aliança – no entorno da unidade de saúde
24/7- Renascer (Phoc) – no entorno da unidade de saúde
28/7- Nova Vitória – no entorno da unidade de saúde
31/7- Ponto Certo – no entorno da unidade de saúde

Distrito Sanitário de Abrantes – Todas iniciam a partir das 9h

7 a 9/7 – Abrigos de Idosos – Local: Nos abrigos do território de Abrantes
14/7 – Abrantes- Local: Praça da Matriz
16/7 – Catu de Abrantes- Local: Em frente à USF
21/7 – Arembepe – Local: Em frente à UBS

Distrito Sanitário de Monte Gordo – Todas iniciam a partir das 9h

9/7 – Barra do Pojuca – Local: Feira de Barra de Pojuca
14/7 – Cetrel – Local: Conjunto Residencial Caminho do Mar
16/7 – Barra do Jacuípe – Local: Em frente à escola Darcy Ribeiro
21/7 – Monte Gordo – Itaipu – Local: Em frente à Escola Municipal Prof.ª Marcelina Bispo da Silva

Fonte: ASCOM PMC

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.