Agricultores de Camaçari receberão certificação de produção orgânica

A Prefeitura de Camaçari, por meio da Secretaria do Desenvolvimento da Agricultura e Pesca (Sedap), promove cerimônia de entrega dos certificados para produtores orgânicos do município. O ato simbólico acontecerá na pousada Sitio da Lagoa, em Coqueiros de Monte Gordo, às 8h30, do dia 9 de dezembro. Em virtude das medidas preventivas de enfrentamento ao coronavírus, o acesso ao local será limitado e destinado às pessoas autorizadas.

“A Prefeitura Municipal de Camaçari continua trabalhando para oferecer melhorias na vida do cidadão camaçariense. Os certificados servirão, acima de tudo, para dar dignidade aos produtores.” Júnior Borges.

De acordo com a Sedap, os agricultores de Camaçari passaram por todas as etapas do processo de Certificação Participativa de Produtos Orgânicos, estão aptos e receberão o certificado pela Rede de Agroecologia Povos da Mata. Trata-se de um Organismo Participativo de Avaliação da Conformidade (OPAC), que recebeu do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento o direito de certificar grupos de agricultores em todo o território brasileiro.

Em Camaçari, os agricultores irão compor o Núcleo Raízes do Sertão. Ao todo, serão 29 unidades produtivas beneficiadas, totalizando cerca de 70 produtores certificados. Vale acrescentar, que este projeto de Certificação Participativa de Produtos Orgânicos aconteceu devido a um acordo de cooperação que existe entre a Prefeitura de Camaçari, por meio da Sedap, e a Fundação Alphaville.

O primeiro grupo de produtores certificados com o selo orgânico está apto a vender as frutas, verduras e hortaliças como orgânicos, ou seja, alimento produzido sem o uso de agrotóxicos, respeitando o meio ambiente e o ser humano. Além disso, a comercialização dos produtos poderá ser feita para programas federais, municipais, supermercados e hotéis.

Fonte: ASCOM PMC

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.