A Prefeitura de Camaçari, por meio da Secretaria da Educação (Seduc), conclui as atividades escolares referente ao ano letivo de 2020 neste sábado (27/02) e já se prepara para a volta às aulas, com a proposta de atender às deliberações legais e pedagógicas vigentes.
“A educação é a base para a formação do homem em sociedade. Quero parabenizar o trabalho da Secretária de Educação, Neurilene Martins, que vem enfrentando desafios com a educação dos nossos alunos, frente à Covid-19″, acrescentou Júnior Borges.
De acordo com a Seduc, para marcar esse momento de encerramento, cada escola adotou sua metodologia, pois devido ao avanço da pandemia e a necessidade de manter o distanciamento para evitar a proliferação do novo coronavírus, os educadores tiveram que buscar alternativas, a exemplo de lives, para realizar o encontro. Contudo, a diretriz estabelecida para todas as unidades de ensino é de que as estratégias planejadas sejam concluídas até sábado.
Diante do cenário de enfrentamento da Covid-19, desde 2020, os cronogramas letivos deixaram de ser uniformes e com isso os calendários entre as cidades ficaram divergentes. No entanto, Camaçari, de forma planejada, está entre os poucos municípios do estado baiano que conseguiu concluir suas atividades.
Para a secretária da Seduc, Neurilene Martins, Camaçari adotou medidas e estratégias importantes para garantir educação como direito constitucional. “Enfrentamos o ano de 2020, no período com pandemia, garantindo a educação através do projeto Mais e Melhor Educação em Casa. Foram 11 meses, nos quais através desse projeto, e de modo integrado, nós mantivemos a interação com os estudantes e as famílias por meio de plataforma digital e também por meio de atividades impressas realizadas pelos comitês, e, aliado a isso, realizamos a formação continuada para os servidores. Então através desses pilares, nós compusemos a metodologia desse projeto”, disse.
Ainda segundo a gestora, foi necessário produzir “um design curricular remoto e emergencial, de modo a considerar os diversos cenários de vida dos estudantes”. Contudo, a escuta dos comitês escolares é uma estratégia em andamento para orientar o planejamento do protocolo pedagógico para 2021.
A Seduc informa que, entre o período de 2 a 31 de março, alunos e colaboradores das unidades escolares estarão em período de férias. A pasta acrescenta ainda que, o retorno, previsto para ocorrer no mês de abril, conforme condições estabelecidas pelo município, seguirá todos os protocolos impostos pela Covid-19 e contará possivelmente com o sistema híbrido de ensino, como oferta de experiências de aprendizagem combinando diferentes estratégias pedagógicas, incluindo oferta de aulas remotas em diferentes espaços, e aulas presenciais, para um determinado percentual de estudantes, respeitando protocolo sanitário e pedagógico de Camaçari.
Para tanto, a secretária da pasta Neurilene Martins, mantém constante diálogo com o secretário da Saúde do município, Elias Natan, e juntos apresentaram recentemente ao prefeito Elinaldo Araújo o protocolo de medidas a serem adotadas para segurança sanitária nos ambientes escolares.
Apesar do período de matrícula ter encerrado, a coordenação de matrículas segue com atendimentos de casos específicos, assim como realizando um levantamento de vagas nas unidades, a fim de uma possibilidade de reabertura.
Fonte: Prefeitura de Camaçari
Seja o primeiro a comentar