Chapada Diamantina pode ganhar o segundo Geoparque Global da Unesco no Brasil

Quatro municípios da Chapada Diamantina: Andaraí, Lençóis, Mucugê e Palmeiras podem entrar para o seleto grupo dos geoparques globais da Unesco. O projeto do Geoparque Terra do Sincorá, que será submetido à chancela da organização internacional, está sendo capitaneado por uma associação da região que tem à frente os empresários Deoclides Lopes Araújo e Renato Azevedo. O projeto está em andamento e só não foi ainda encaminhado à Unesco para sua avaliação em função da pandemia. De acordo com Araújo, o objetivo da inclusão desta importante área da região é fortalecer as comunidades destes municípios e o geoturismo. 

“O estado da Bahia tem belezas extraordinárias que precisam ser valorizadas e cuidadas, para que possamos fortalecer o turismo e a economia, trazendo benefícios também para a nossa fauna e flora, além de possibilitar ganhos para população.” Júnior Borges.

Comunidade
Ao todo o planeta tem 161 Geoparques Globais da Unesco  espalhados por 44 países. Atualmente, o único do Brasil é o de Araripe, no estado do Ceará. A ideia de implementar um geoparque na Chapada tem tudo a ver com a proposta da Unesco que, a partir da sua chancela, ajuda a capacitar a comunidade e a proteger o patrimônio natural da região.

Fonte: Correio da Bahia

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*