Combate à violência doméstica na pandemia: você conhece a ISA.bot?

Com as medidas de distanciamento social, necessárias para a contenção de casos da Covid-19, houve um agravamento nos índices de violência doméstica. Por outro lado, a formalização das denúncias tem sido um obstáculo. De acordo com a Defensoria Pública da Bahia, houve uma queda de 90% nos registros de denúncias durante o período, que teve início em março. Nesse cenário, a inteligência artificial da ISA.bot tem sido uma importante aliada das mulheres.

ISA.bot é uma robô virtual de combate à violência online, que durante a pandemia foi remodelado para combater também a violência doméstica, de forma silenciosa, já que muitas vezes a própria denúncia pelo telefone é um impasse para a vítima. Mais um importante canal que precisa ser divulgado”, explicou Júnior Borges.

O chatbot ISA (Informação, Segurança e Acolhimento) foi criado em novembro de 2019 pelas organizações sem fins lucrativos Think Olga, Mapa do Acolhimento e Nossas.Org, com o apoio do Facebook, Google e ONU Mulheres. Por meio de uma experiência interativa, apresenta conteúdos voltados para diferentes públicos e situações, por três fluxos principais: Violência Doméstica, Violência Online e Saber Mais.

O chat com a robô pode ser ativado pela página Isa.Bot, no Facebook. Também é possível se comunicar por texto ou áudio através do Google Assistente, acionando o comando “Ok, Google, falar com Robô Isa”. A robô já foi acessada por mais de 69 mil mulheres.

ISA.bot: a mais nova aliada das mulheres durante a quarentena

Olá, sou a ISA.bot: uma robô programada para acolher, informar e promover uma internet mais segura para as mulheres. Tenho uma novidade: diante do aumento do número de registros de violência doméstica durante o isolamento social por coronavírus, atualizei os meus códigos e conteúdos e agora também ofereço informações e orientações sobre o que fazer, como e onde buscar ajuda em casos como esse. Então, se você sofreu ou conhece alguma mulher que esteja sofrendo algum tipo de violência e precisa de apoio para se sentir mais segura, me chama aqui no inbox ou no Google Assistente (basta dizer: Ok, Google! Falar com Robô ISA).Uma iniciativa do Mapa do Acolhimento e Think Olga, com o apoio da ONU Mulheres Brasil, Facebook e Google. Quer saber +? Entra lá: www.isabot.org #ISAbot #ChamaISAbot #OkGoogleFalarComRobôISA #IsoladasSimSozinhasNão #CuidemosDelas

Gepostet von IsaBot am Dienstag, 28. April 2020

Em situações urgentes, a vítima deve procurar a linha de apoio específica para violência doméstica, ligando para o 180, ou a polícia, 190.

Camaçari: Cram Yolanda Pires (Centro de Referência e Atendimento à Mulher): 3627-2481 | Rua da Ambrósia, s/nº – Dois de Julho.

Delegacia Especial de Atendimento a Mulher – DEAM: (71)3622-7834 | Rua Delegado Clayton Leão Chaves, s/nº -Centro.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*