Covid-19: Mais de 5 mil vidas salvas em Camaçari

Camaçari segue na luta contra o coronavírus. Neste domingo (30/8) o boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Saúde de Camaçari (Sesau) registrou que 5.454 pessoas já foram salvas da Covid-19. Desde que o primeiro caso foi registrado no município, em 20 de março, o prefeito Elinaldo Araújo tem aplicado importantes medidas com o intuito de reduzir o número de casos da doença.

“Sou grato a Deus por cada uma dessas vidas. Agradeço também ao prefeito Elinaldo, pois sabemos que esse resultado é reflexo da gestão de excelência e de todas as medidas adotadas de forma assertiva no enfrentamento ao coronavírus”, destacou Júnior Borges.

Antes mesmo da confirmação do primeiro caso, o governo municipal publicou o decreto n.º 7311, de 16 de março de 2020, suspendendo as aulas nas redes pública e privada e os eventos públicos programados para acontecer em âmbito municipal. Essa foi uma das primeiras atitudes do prefeito Elinaldo Araújo no combate à pandemia do novo coronavírus.

O secretário de Saúde de Camaçari, Luiz Duplat, destacou o empenho do prefeito para montar uma estrutura digna para a população contaminada pelo vírus. “Medidas restritivas foram tomadas logo no começo. Suspensão das aulas presenciais, proibição de reuniões presenciais, fechamento do comércio não essencial, diminuição da frota do transporte coletivo, obrigatoriedade do uso de máscaras faciais e implantação do toque de recolher”, apontou.

Segundo Duplat, o trabalho da equipe da Sesau, principalmente dos profissionais que atuam diretamente no cuidado dos pacientes, foi fundamental para evitar mais mortes por conta do vírus. “Temos uma equipe guerreira, que não tem descansado para ajudar a salvar vidas todos os dias dentro dos centros de combate ao coronavírus. Graças ao esforço desses profissionais, temos nos destacado no combate ao coronavírus”, completou.

Em uma nota publicada na última quinta-feira, 27, o Sindicato dos Médicos do Estado da Bahia (Sindimed) reconheceu Camaçari como um exemplo a ser seguido no combate à pandemia do coronavírus. O sindicato destacou o cuidado com os profissionais que atuam na linha de frente e elogiou o cuidado em não deixar faltar equipamentos de EPI.

A aquisição de testes rápidos e a realização de testagem nas diversas unidades de saúde, assim como ações integradas com outras secretarias municipais realizadas nas localidades com maior número de ocorrência de casos, contribuíram para um melhor equilíbrio da doença.

Apesar do alto número de vidas salvas e da boa estrutura do município para combater o coronavírus, a Sesau orienta as pessoas a continuarem com todos os cuidados e medidas sanitárias que evitam a contaminação. “Não podemos esquecer que a Pandemia continua, portanto devemos manter o distanciamento social, o isolamento social, o uso de máscara toda vez que tiver que sair de casa e a higienização das mãos com água e sabão ou álcool em gel com frequência”, destacou o secretário Luiz Duplat.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*