A Prefeitura de Camaçari disponibiliza um carro para levar os pacientes que fazem hemodiálise em Salvador em três turnos. Porém, nesta quarta-feira (10), os próprios pacientes tiveram que pagar para abastecer o veículo.
De acordo com relatos da mãe de um dos pacientes, eles precisaram fazer uma ‘vaquinha’ para encher o tanque porque nenhum posto liberou a gasolina para o carro da prefeitura. Ainda segundo essa senhora, o filho dela faz 3 sessões por semana.
Ela reclama da falta de respeito da prefeitura com os doentes renais. “Essa condução que a prefeitura faz não é de graça, pois todos os pacientes são cadastrados e o Governo Federal repassa a verba”, informa.
Hemodiálise é um procedimento através do qual uma máquina limpa e filtra o sangue, fazendo o trabalho que o rim doente não consegue fazer. O procedimento libera o corpo dos resíduos prejudiciais à saúde, como o excesso de sal e de líquidos. Também controla a pressão arterial e ajuda o corpo a manter o equilíbrio de substâncias como sódio, potássio, uréia e creatinina.
Geralmente as sessões de hemodiálise são realizadas em clínicas especializadas ou hospitais.
Fonte: Camaçari Notícias
Seja o primeiro a comentar