Dia do Índio é comemorado na Câmara Municipal de Camaçari

O vereador Júnior Borges (DEM) participou, na manhã da última quinta-feira (18), da sessão especial que homenageou os índios que vivem em Camaçari e em toda a região. A homenagem foi um reconhecimento pela importância dos índios para a construção do Brasil como conhecemos nos dias atuais. O Dia do Índio é comemorado nesta sexta-feira (19).

Ao usar a tribuna da Câmara Municipal, o parlamentar elogiou a contribuição da cultura indígena para os brasileiros. “Foram os índios que nos ensinaram muitas coisas que sabemos hoje, na culinária, na saúde e na relação com a natureza. Às vezes nós não reconhecemos esses benefícios deixados por eles”, salienta.

Quebrando a rotina da sala de aula, os estudantes da Escola Municipal Maria Quitéria participaram da sessão para aprender um pouco mais de perto a realidade dos indígenas. A estudante Camila de Jesus dos Santos, 14 anos, disse que nunca tinha visto um índio de perto. “Só via nos livros quando estudava História na escola, assim de perto é a primeira vez e é uma experiência diferente, melhor do que ficar na escola”.

Para dar um brilho a mais na sessão especial solicitada pelo vereador Elinaldo (DEM), o índio Akay mostrou o que herdou de seus ancestrais através da música. Com tipos diferentes de flautas, Akay emocionou o público que o assistia atento. “É uma música que serve também para trazer essa tranquilidade para quem ouve”, explicou Akay.

Júnior Borges ressaltou ainda a colocação do índio Akay, que frisou que os índios não são donos do Brasil por terem sido os primeiros habitantes, mas sim “filhos da terra”. “Muito bonita essa leitura que eles fazem quando relacionam a sua existência à relação com o país”.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.