Na primeira sessão ordinária do 1° período legislativo, realizada nesta quinta-feira (18/02), não faltou debates e a presença forte do público. Já o vereador Júnior Borges (DEM) deu sua sensata contribuição com duas indicações.
A primeira indicação (n° 073/2016) sugere que seja solicitada à secretaria competente a implantação do sistema de coleta seletiva (reciclagem), através de programas que promovam o incentivo e conscientização da população, bem como de cooperativas ou empresas privadas que transformem lixo em produtos reciclados.
A indicação parte de uma preocupação antiga com o acúmulo de lixo e descarte, que por diversas vezes é feita de maneira irregular, seja por questões de falta de conhecimento dos usuários ou falhas na prestação do serviço. A verba para a realização do serviço de coleta pública foi reduzida e com isso em igual ou maior escala, a qualidade do mesmo. “Sabemos que há produtos que são descartados, mas podem ser reutilizados na fabricação de cadeiras, papel, piso, entre outros […] o governo entra com uma contra partida para quem fizer este tipo de seleção, em forma de cestas básicas ou de outra forma, fazendo com que comunidade e empresas locais se envolvam para sermos uma cidade diferenciada. Este projeto vai gerar economia, uma vez que o que for produzido pode ser vendido para a indústria. Somos uma cidade industrial que precisa desse cuidado no olhar para a questão ambiental, pois quando preservamos o meio ambiente preservamos a vida”, explicou o vereador. A indicação foi bastante elogiada pelos pares presentes na sessão.
A segunda indicação (n° 074/2016) visa garantir a segurança das famílias residentes do bairro Camaçari de Dentro, que informaram sobre a situação da encosta localizada no morro da caixa d’água, demanda que foi ouvida pelo Projeto Tenda do Povo.
Percebendo o risco eminente o qual o morro oferece aos moradores, o vereador indicou nesta sessão que a Secretaria competente realize a inspeção para identificar a melhor técnica a ser empregada para a estabilização da encosta. “Há muitos anos a população residente da Rua Júlio leitão pede para que seja feita a contenção da encosta, que é muito perigosa e infelizmente o governo do PT durante estes quase 12 anos os esquece, não prestando a devida atenção”, apontou o vereador.
Assessoria de Comunicação
Seja o primeiro a comentar