Em sua 2ª edição, o Festival Panteras Negras Convida promove cursos online sobre musicalidade e interatividade nas redes sociais com conteúdo destinado à juventude negra, nos dias 13 e 14 de março, às 11h. As quatro oficinas com média de 10 minutos estarão disponíveis de modo permanente no Canal EstaçãoZinha.
“Fico extremamente feliz quando vejo esse tipo de iniciativa, o oferecimento desses cursos gratuitos fomentará o talento dessa juventude” , acrescentou Júnior Borges.
As oficinas pretendem oportunizar aos corpos pretos, periféricos e dissidentes a participação ativa na educação e produção musical, rompendo com as estruturas do racismo, machismo e lgbtfobias que limitam a qualificação e o acesso destes sujeitos à economia da cultura.
Os cursos gratuitos fazem parte do festival, uma iniciativa da banda Panteras Negras (@bandapanterasnegras) junto à produtora independente EstaçãoZinha (@estacaozinha), fundada por Ziati Franco, homem trans negro, contrabaixista, produtor e compositor, que durante mais de 10 anos, viveu sua vida artística em um corpo negro feminino lésbico da periferia.
Os jovens que o projeto pretendem alcançar com as videoaulas devem ter amplificadas as perspectivas musicais, a pluralidade rítmica, melódica e poética, além de entenderem como interagir artisticamente nas redes sociais,através dos quatro encontros que tem como temas “Produção Musical, e “Estratégias de interatividade nas redes sociais”, ministradas por Suyá Synergy e Ziati Franco, respectivamente, no dia 13 de março.
No dia seguinte, 14 de março, os inscritos terão aulas sobre “Percussão Baiana” com Dedé Fatuma e Line Santana, apresentadas em duas didáticas. Esta é uma das principais metas do projeto que reconhece e fomenta o talento desta população que se dedica e produz arte de qualidade e é muitas vezes impedida por violências estruturais do direito de criar e ser reconhecida na condução da musicalidade brasileira.
Fonte: A Tarde
Seja o primeiro a comentar