Food trucks podem ser regularizados em Camaçari. Entenda o que significa

650x375_food-truck-comida-comercio-de-rua_1482356

Sucesso onde passa e uma grande oportunidade para empreendedores do ramo alimentício, gerando inclusive vários empregos, os food-trucks, veículos adaptados com uma cozinha ou uma lanchonete em seu interior, podem estar chegando também no município de Camaçari.

Na sessão desta terça-feira (05), o vereador Júnior Borges propôs, através do projeto de lei nº 025/2015, a comercialização de alimentos em vias públicas, através dos food trucks. Segundo o edil, o projeto dá mais oportunidade de trabalho para o cidadão de Camaçari. “Através dos food-trucks, o comerciante pode levar o seu estabelecimento mais perto do seu público, além de propiciar oportunidades de formalização do comércio de comida de rua; gerando empregos diretos e indiretos”.

Além do projeto de lei dos food-trucks, o vereador também solicitou ao Poder Executivo, a regulamentação para o camaçariense comercializar alimentos nas vias públicas, gerando ainda mais chance de renda. O projeto de lei intitulado “Comida de Rua”, permite ao trabalhador vender o alimento em vias públicas, como praças ou passeios. De acordo com o vereador Junior Borges o projeto é uma necessidade de uma atividade que vem se ampliando na cidade. “Cada vez mais o comércio informal de alimentos vem crescendo como uma alternativa ao emprego formal. Além de ser uma fonte de renda alternativa aos comerciantes e uma oportunidade de emprego aos desempregados, é inegável que a comida de rua, ao longo dos últimos anos, consolidou-se como uma alternativa aos cidadãos que fazem suas refeições fora de casa, pelos mais variados motivos”.

Entendendo o que é um food-truck

Com certeza você já deve ter visto algum caminhão, carro, triciclo ou pickup adaptada para vender comida na rua. O nome dessa categoria de lanchonete ou restaurante sobre rodas é food-truck. A expressão, em inglês, significa “comida de caminhão”. O primeiro food-truck surgiu em 1872, com um vendedor americano chamado Walter Scott. Ele adaptou um trailer para vender sanduíches, tortas e café e estacionou-o em frente a um jornal de Providence, capital do estado norte-americano de Rhode Island.

Moda

Desde o ano de 2012, o food-truck vem se tornando moda na área gastronômica. Nos Estados Unidos, o site especializado The Daily Meal faz, há dois anos, a lista dos 101 melhores food-trucks do país. 450 estabelecimentos de 40 cidades foram avaliados. Nova Iorque, inclusive, tem uma associação de Food Trucks, que reúne mais de 50 associados.

No mesmo ano, de acordo com a Organização das Nações Unidas para Alimentaçao e Agricultura (FAO-ONU), mais de 2,5 bilhões de pessoas no mundo inteiro comiam comida de rua todos os dias. O canal por assinatura Fox Life exibe, aqui no Brasil, dois programas com o tema: Eat Street e The Great Food Truck Race.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.