Fundador do grupo Odebrecht morre em Salvador aos 93 anos

O fundador do grupo Odebrecht, Norberto Odebrecht, morreu neste sábado (19), aos 93 anos. O engenheiro estava internado no Hospital Cardiopulmonar, em Salvador, e faleceu na noite de hoje. Ele estava internado com problemas cardíacos. Nascido em Recife, em Pernambuco, Odebrecht era formado na Escola Politécnica da Bahia, da Universidade Federal da Bahia (Ufba).

Em 1944, ele fundou uma empresa de construção que veio a se tornar a Organização Odebrecht, cuja sede fica em Salvador, na avenida Paralela. A empresa se tornou um conglomerado com atuação em 23 países ao redor do mundo – entre eles os Emirados Árabes Unidos, a Alemanha, Moçambique e o Equador.

Norberto era o 8º homem mais rico do Brasil, segundo a revista Forbes. O enterro dele aconteceu às 11h de ontem (20), no cemitério Campo Santo. Em 2014, a organização completa 70 anos. Entre as realizações da Odebrecht está a construção do Teatro Castro Alves, em Salvador.

O TCA foi entregue ao Estado da Bahia em julho de 1958, e reconstruído pela empresa depois que um incêndio destruiu o estabelecimento, que só foi reinaugurado em 1967.

Biografia
Filho de Emílio Odebrecht e bisneto de um imigrante alemão, Norberto e a família se mudaram par a Ladeira dos Aflitos quando ele tinha apenas 15 anos. Foi lá que o engenheiro teve acesso ao mundo de trabalho do pai, com quem viria a compartilhar a mesma profissão. Na ocasião, ele foi incentivado a conviver com professores do dia-a-dia, os mestres-de-obras. Aprendeu inicialmente a ser pedreiro, depois foi serralheiro, armador, chefe de almoxarifado e responsável pelo transporte.

O tempo em que passou exercendo estes ofícios lhe ensinou a importância do trabalho. “Aprendi que o tempo é o único recurso irrecuperável, e que não temos o direito de desperdiçar o nosso e o dos demais”, diria ele anos depois. Entrou para a Escola Politécnica aos 18 anos, substituiu o pai nos negócios pouco depois, em 1941, e fundou sua própria empresa em 1944, aos 24 anos.

“Um líder tem a responsabilidade de motivar, estimular, desafiar e criar condições para partilhar com seus colaboradores os resultados que eles ajudaram a construir”, era a sua filosofia empresarial.

Correio

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.