Governo Federal antecipa pagamento da segunda parcela do auxílio emergencial

Outra novidade é que a pessoa inscrita no CadÚnico que não foi contemplada inicialmente pode pedir o benefício pelo aplicativo da Caixa

O Governo Federal adiantou para esta semana o pagamento da segunda parcela do auxílio emergencial de R$ 600. A partir de quinta-feira (23.04), as pessoas nascidas em janeiro ou fevereiro já aprovadas pelo sistema receberão mais um pagamento do benefício. Quem nasceu em março ou abril receberá a parcela a partir de sexta-feira (24.04) e assim por diante. Anteriormente, o pagamento seria efetuado apenas a partir de 27 de abril. O crédito da primeira parcela continua normalmente, sendo que apenas nesta segunda-feira (20.04) a Caixa Econômica Federal está contemplando mais de seis milhões de cidadãos.

“Hoje estamos pagando por dia a mais pessoas que a população inteira de alguns países do mundo”, comparou o presidente da Caixa, Pedro Guimarães, durante coletiva de imprensa para anunciar as novidades. “Entendemos que a espera é frustrante, mas a boa notícia é que, quando a pessoa for receber, receberá duas parcelas”, completou.

O aplicativo Caixa – Auxílio Emergencial e o site auxilio.caixa.gov.br foram atualizados para permitir às pessoas que tiveram o CPF regularizado recentemente inserir os dados. Outra atualização é a possibilidade de quem está no Cadastro Único, mas teve o benefício negado, cadastrar-se pelo aplicativo e pleitear novamente o auxílio. “Todas as pessoas do CadÚnico poderão se cadastrar, serão analisadas e poderão vir a receber”, afirmou Guimarães.

O ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni, destacou que tem sido feito um grande esforço para atingir o maior número de pessoas. “Até sexta-feira, teremos atingido, na primeira parcela, 42 milhões de brasileiros. Nenhum país fez um movimento desse tamanho com tanta segurança e rapidez. Até o final do processo, estaremos bancarizando milhões de brasileiros e dando condições para que o Estado possa enxergar esses brasileiros que eram invisíveis até então”, projetou Onyx Lorenzoni.

A Caixa já abriu mais de 10 milhões de contas digitais para as pessoas receberem o auxílio. A projeção é que esse número chegue a 30 milhões ao fim de todo o processo. O auxílio emergencial criado para garantir uma renda mínima aos brasileiros em situação mais vulnerável durante a pandemia da Covid-19 (novo coronavírus) já foi pago a 24,2 milhões de pessoas, num total de R$ 16,3 bilhões.

AUXÍLIO EMERGENCIAL – PAGAMENTO DA SEGUNDA PARCELA
Brasileiros inscritos no Cadastro Único e inscritos pelo aplicativo e site que já receberam a primeira parcela:

Quinta-feira (23.04)
• Nascidos em janeiro e fevereiro

Sexta-feira (24.04)
• Nascidos em março e abril

Sábado (25.04)
• Nascidos em maio e junho

Segunda-feira (27.04)
• Nascidos em julho e agosto

Terça-feira (28.04)
• Nascidos em setembro e outubro

Quarta-feira (29.04)
• Nascidos em novembro e dezembro

Fonte: Ascom – Ministério da Cidadania



Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.