Estudar em uma universidade da Ivy League, como é chamado o grupo de instituições de elite dos Estados Unidos, pode ser mais simples do que você imagina. O site Classcentral disponibiliza 450 online gratuitos de universidades como Harvard, Princeton, Yale e Columbia. Do total, 400 deles oferecem certificado.
“O conhecimento é a melhor forma de transformar e melhorar o mundo, através dele podemos lutar por mais justiça e igualdade. Ter a oportunidade de ingressar, ainda que virtualmente, nas melhores universidades do mundo é uma chance que deve ser aproveitada.” Júnior Borges.
O site centraliza, em uma única página, todos os cursos que essas instituições disponibilizam de maneira online e gratuita em diversas plataformas. Alguns deles são ministrados em sites comuns, como edX e Coursera. Outros usam sistemas mais específicos, como Kadenze e Canvas Network. Em todos os casos, é possível realizar os cursos pela internet e sem custo.
Veja aqui a lista completa de cursos. No menu do lado esquerdo, o usuário também pode filtrar por temas como “Negócios”, “Humanidades”, “Ciências Sociais” e “Saúde e Medicina”, entre outros. Também é possível ordenar os cursos por ordem alfabética, avaliação dos usuários ou data de início. Todos os cursos são ministrados em inglês, mas alguns têm opção de legendas em português.
Como acessar os cursos Como os cursos são oferecidos por plataformas diferentes, o acesso a cada uma delas é diferente também. De maneira geral, é necessário realizar um cadastro na plataforma (ou linkar sua conta do Google ou Facebook à plataforma) e depois se “matricular” no curso, o que envolve basicamente clicar num botão para começar a ter acesso ao conteúdo.
A maioria dos cursos é “self-paced”, o que significa que eles podem ser realizados a qualquer momento, no ritmo que o estudante preferir. Alguns deles, no entanto, têm datas específicas de início. Nesse caso, o aluno precisa fazer sua “matrícula” antes dessa data para não perder nenhum conteúdo.
Ao clicar em qualquer um dos cursos, o usuário pode ver uma breve descrição do seu conteúdo e informações como sua duração. Essa “duração”, no caso dos cursos self-paced, é estimada com um número de horas que o aluno deve dedicar, por semana, ao curso, e com o número de semanas que o curso deve durar caso o aluno cumpra essas horas.
Cada curso é voltado para estudantes com conhecimentos prévios diferentes. Em alguns casos, pode ser necessário já ter uma boa base em alguma área para poder aproveitar adequadamente o conteúdo do curso.
Fonte: UOL Notícias
Seja o primeiro a comentar