Imposto de Renda: carta da Receita orienta como sair da malha fina

ir1

A Receita Federal iniciou nesta semana o envio de cartas a 17.399 contribuintes baianos que estão com pendências na declaração do Imposto de Renda (IR). A comunicação informa que é possível retificar e regularizar a declaração de ajuste anual do IR e, assim, antecipar a liberação da malha, sem a necessidade de atendimento presencial no prédio da Receita.

A carta informa a retenção em malha, como o contribuinte pode consultar as pendências no site da Receita e sobre a possibilidade de corrigir eventuais erros por meio da entrega de uma declaração retificadora. Ao corrigir espontaneamente a declaração, o contribuinte evita a aplicação de multa punitiva e antecipa a liberação da sua restituição, se for esse o caso.

O fato de ser realizado no site da Receita Federal torna o procedimento seguro. Na página do órgão, é possível consultar as pendências, no serviço “Extrato da DIRPF”, e baixar os programas utilizados para elaboração e transmissão da retificadora.

Ao fazer a retificação, pode ocorrer a alteração de “saldo a receber” para “imposto a pagar” ou mesmo o aumento do imposto anteriormente declarado. O contribuinte deve ficar atento em relação a isso, pois, em ambos os casos, o recolhimento deverá ser efetuado nas condições e prazos estabelecidos pela legislação.

Fonte: Correio

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*