ISSM de Camaçari é o 1º RPPS da Bahia a receber certificado Pró-Gestão

 Instituto de Seguridade do Servidor Municipal de Camaçari (ISSM) teve mais um grande reconhecimento por suas boas práticas de gestão previdenciária. Trata-se do Certificado Pró-Gestão RPPS, recebido na última sexta-feira (11/12), após ser avaliado pela Certificadora Instituto Qualidade Brasil, entidade credenciada junto à Secretaria de Previdência. 

“Isso demonstra o esforço do governo e dos servidores para oferecer um serviço de qualidade para toda população. Quando o trabalho é bem feito, o reconhecimento se torna indicativo do quanto batalhamos arduamente pelo nosso município e pelos camaçarienses.” Júnior Borges.

A certificadora realizou uma minuciosa auditoria nos dias 3 e 4 de dezembro, na sede do instituto, e constatou o cumprimento de 67 ações de Governança, Controle Interno e Educação Previdenciária, conferindo ao ISSM a certificação no Nível II. Com o resultado, o órgão passa a ser o primeiro RPPS na Bahia a receber a certificação e se torna um dos 25 RPPS, dentre os mais de 2 mil existentes no Brasil, a ter o selo de qualidade. 

“A Certificação Pró-Gestão garante que as boas práticas de gestão adotadas no instituto sejam mantidas mesmo que venha a ocorrer qualquer mudança na direção ou no quadro de pessoal do instituto, fortalecendo ainda mais a transparência e a profissionalização na gestão do ISSM”, ressalta o superintendente Pedro Guimarães. 

O Programa de Certificação Institucional e Modernização da Gestão dos Regimes Próprios de Previdência Social da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios – Pró-Gestão RPPS, da Secretaria de Previdência, tem por objetivo incentivar os regimes próprios de previdência a adotarem melhores práticas de gestão previdenciária, que proporcionem maior controle dos seus ativos e passivos e mais transparência no relacionamento com os segurados e a sociedade. 

“Nós enviamos 594 documentos para avaliação e tivemos dois dias intensos de entrevistas, onde foram ouvidos diversos servidores, além da Diretoria Executiva”, conta a chefe de gabinete Ana Clara Almeida, uma das responsáveis pela condução do projeto, ao acrescentar, “Fomos bastante elogiados no Planejamento Estratégico Participativo, na Pesquisa de Clima, no fortalecimento do Controle Interno e também foram dadas algumas recomendações de ações para continuarmos no caminho de implantação das boas práticas de Gestão”.

A certificação foi o resultado de um trabalho que iniciou há pouco mais de um ano, quando o instituto aderiu ao programa, em setembro de 2019. Desde então, foram adotadas diversas práticas de Governança, Controle Interno e Educação Previdenciária para atingir os padrões exigidos pela iniciativa. 

O certificado tem validade de três anos e durante esse período o ISSM passará por avaliações periódicas, com o intuito de assegurar a manutenção do cumprimento das ações correspondentes ao nível em que foi certificado, evitando retrocessos em sua gestão e dificuldades na posterior renovação do documento.

Fonte: ASCOM PMC

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