Júnior Borges aborda endometriose e depressão em Live

Temas relevantes à sociedade têm sido abordados pelo vereador Júnior Borges (DEM) durante suas lives semanais, com transmissão simultânea pelo Facebook e Instagram. Nesta segunda-feira (14/9), o edil convidou a psicóloga Nadiane Carvalho para esclarecer dúvidas sobre a relação entre endometriose e depressão.

“Estamos no setembro amarelo, mês de prevenção contra o suicídio. Precisamos falar sobre ansiedade e depressão, e ainda sobre a relação desses transtornos com a endometriose”, pontuou Júnior Borges.

A psicóloga Nadiane, portadora da endometriose, relatou sobre os desafios enfrentados com a doença, que refletem na sua vida pessoal e profissional. “Já cheguei a pedir demissão de emprego por conta da endometriose e muitas pessoas não entendem a doença”, contou.

Nadiane explicou os sintomas da depressão e pontuou a importância de diferenciar tristeza de depressão. Na oportunidade, Júnior Borges aproveitou para fazer um alerta aos pais de adolescentes que são os mais afetados com a depressão, “conversem com seus filhos, comecem a observar com mais cuidado”, disse. E conclui enfatizando “vocês não estão sozinhos”.

Endometriose e Depressão

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), uma pessoa comete suicídio a cada 40 segundos no mundo, isso corresponde a 800 mil mortes por ano. Além disso, o suicídio é a segunda principal causa de morte entre jovens com idade entre 15 e 29 anos. Transtornos como ansiedade e depressão podem ser desenvolvidos com a endometriose.

Estima-se que cerca de 176 milhões de mulheres pelo mundo têm endometriose, só no Brasil são cerca de 7 milhões, de acordo com a Associação Brasileira de Endometriose. Em 2017 a Câmara Municipal aprovou por unanimidade o Dia da Luta contra a Endometriose (1º de Março). As Unidades Básicas de Saúde em Camaçari são locais para identificação e tratamento da doença.

Mais informações sobre Endometriose

Setembro Amarelo

Assista a Live Completa

Live Júnior Borges – Endometriose e Depressão

Live Junior Borges

Gepostet von Junior Borges am Montag, 14. September 2020

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.