Júnior Borges apresenta PL solicitando distribuição de absorventes nas escolas públicas

Colocado em debate e votação na sessão desta terça-feira (04/5), o projeto de lei (PL) nº026/2021, de autoria do vereador Júnior Borges (DEM), quer implantar em Camaçari o Programa de Fornecimento de Absorventes Higiênicos nas escolas públicas do município, abrangendo ensino fundamental e médio.

“A criação do Programa de Fornecimento de Absorventes Higiênicos nas escolas públicas do nosso município tem como objetivo minimizar a evasão escolar de meninas. Entendemos a necessidade e vamos atrás da aprovação dessa PL.” Júnior Borges.

O PL agora seguirá para avaliação das comissões para entrar em votação na ordem do dia. A partir da sanção, de acordo com Júnior Borges, caberá ao poder público distribuir a quantidade de absorventes adequada às necessidades de cada estudante.

Em justificativa, o democrata destaca que o programa visa combater a pobreza menstrual, ocasionada a partir da falta de acesso ou de recursos financeiros para aquisição de produtos de higiene, e, também, a evasão escolar.

Junto ao PL, Júnior Borges também apresentou moção de aplausos em homenagem à diretora da Escola Municipal Cosme de Farias, localizada no bairro do Phoc I, Edcleia Dias, que criou um banco de absorventes em 2017 para diminuir a evasão escolar de alunas no período menstrual.

A Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedes) confirma que a pasta não possui nenhum projeto nesse sentido. No ano passado, a Sedes pontua ter recebido 500 kits de saúde menstrual da Plan International Brasil, distribuídos para a zona rural de Monte Gordo e de Arembepe, para Vila Verde, em Cajazeiras de Abrantes, e para os bairros do Santa Maria, Nova Vitória, Mangabas, Jardim Limoeiro e Phoc. Os kits foram entregues às comunidades em
ações do projeto Juntos por Camaçari.

Fonte: Destaque1

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.