Júnior Borges lembra Dia Nacional da LIBRAS

Requerimento do vereador garantiu a transmissão simultânea em Libras das sessões na TV Câmara em 2017

Na data dedicada à comemoração do “Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS)”, 24 de abril, o vereador Júnior Borges (DEM) lembrou em suas redes sociais do requerimento de sua autoria que garantiu a tradução simultânea em LIBRAS durante as sessões transmitidas pela TV Câmara em 2017.

“Hoje comemoramos o Dia Nacional da LIBRAS. Há 3 anos estava comemorando o início das traduções simultâneas em LIBRAS nas sessões plenárias, depois de muitas cobranças pela garantia do cumprimento da lei. É de suma importância o olhar sensível para as políticas públicas de inclusão e é uma alegria enorme ter contribuído com a garantia da acessibilidade na nossa Casa Legislativa, viabilizando condições de acesso para a comunidade surda. Foi uma grande conquista! Neste dia, celebro e destaco a importância do reconhecimento da língua de sinais”, comentou.

Só no Brasil são quase 10 milhões de pessoas surdas e com deficiência auditiva, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Um direito constitucional, a acessibilidade em LIBRAS passou a ser uma cobrança do vereador à Câmara Municipal de Camaçari em 2014, justificando a necessidade de cumprimento da lei 926 de 23 de outubro de 2008, que trata da obrigatoriedade da tradução simultânea em Libras nas sessões plenárias, transmitidas pela Tv Câmara, bem como tv’s com concessão comunitária instaladas no município.

Na época, o vereador considerou que o cumprimento da lei mostra que a Casa está comprometida e atenda à constituição. “Observei que a Câmara não cumpria devidamente a lei que garante a acessibilidade para os surdos, por isso, reforcei a importância da mesma com os requerimentos que venho encaminhando desde o meu primeiro mandato, pois entendo que o acesso à informação é um direito de todos”, explicou.

Cumprimento da Lei: Requerimento do vereador Júnior Borges traz Libras para a TV Câmara

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*