Durante a 2ª Sessão Ordinária do Segundo Período Legislativo, nesta terça-feira (11/8), o vereador Júnior Borges (DEM) solicitou Moção de Aplauso pelo dia do Estudante. Durante seu discurso, o edil destacou a importância do dia e relembrou as lutas e conquistas no período do movimento estudantil.
“Nesse momento a gente precisa fazer referência e lembrar das conquistas que Camaçari teve lá atrás, nos anos 90, quando o prefeito Tude assumiu a prefeitura de Camaçari e nós à frente da Associação dos Estudantes dessa cidade, a AMES, implementamos a meia passagem, que foi instituída no mês de abril de 1997, a bolsa universitária, o transporte universitário. Então é importante trazer as referências daquilo que construímos ao longo da nossa história.” – Júnior Borges
O vereador solicitou também as Moções de Aplauso pelo dia do Advogado, comemorado também na terça (11/8); e pela passagem do Dia Municipal dos Desbravadores (10/8), instituído em Camaçari em 2007.
A luta de Júnior Borges pelos direitos estudantis
O vereador Júnior Borges (DEM) tem sua trajetória política iniciada na juventude, aos 13 anos, com forte atuação em movimentos estudantis. A fundação do primeiro Grêmio Estudantil marca o início da sua história na luta pelos direitos estudantis. Passou por escolas públicas do município como Helena Celestino de Magalhães e pelo Colégio Estadual José de Freitas Mascarenhas, onde formou-se em Química, a nível técnico em 1997.
Antes de ingressar efetivamente na vida pública como vereador, Júnior Borges já lutava por melhorias para a população. Fiel defensor dos estudantes e do direito ao ensino de qualidade, foi secretário da União Nacional dos Estudantes no Estado da Bahia (UNE) e precursor na criação de uma instituição que objetiva a busca de políticas públicas para a comunidade discente, a Associação Metropolitana dos Estudantes Secundaristas e Universitários do Estado da Bahia (AMES), criada em 1996. À frente da UNE, Júnior trouxe para Camaçari conquistas, como a meia-passagem para estudantes, a Bolsa Universitária e o Transporte Universitário.
Assista o discurso completo
Seja o primeiro a comentar