Através do Programa Cultura Todo Dia aconteceu a 2ª edição do projeto Valorizando as Raízes – Kit Capoeira, com entregas que contemplaram 12 grupos de capoeira do município. Realizada pela Prefeitura de Camaçari, através da Secretaria da Cultura (Secult), a cerimônia foi simbólica e ocorreu nesta sexta-feira (20/11), no Memorial Jorge Amado, localizado na Cidade do Saber.
O ato foi conduzido pelo presidente do Conselho Municipal de Cultura e subsecretário da Secult, Luciel Neto, que falou sobre a importância do momento. “É uma satisfação muito grande fazer essa entrega, principalmente no dia 20 de novembro, que é o Dia da Consciência Negra, onde a capoeira é uma das manifestações mais incisivas na questão da resistência do povo escravizado. E continuamos com a política de apoio aos mestres e mestras da cultura popular, Salve Capoeira!”, concluiu ao lembrar que o início da ação ocorreu em 2019.
Os 12 Kits são compostos por: três berimbaus, um atabaque, dois pandeiros, um agogô, dois xique com talisca e fardamentos. A cerimônia contou com representantes dos grupos de capoeira beneficiados e seguiu todas as recomendações da OMS (Organização Mundial de Saúde), devido a pandemia da Covid-19.
Esta iniciativa é uma forma de propagação e fomento da cultura afro-brasileira, difundindo a existência dos grupos de capoeira de Camaçari, promovendo assim a valorização deste Patrimônio Cultural Imaterial. A secretária da Cultura, Márcia Tude, também esteve presente na cerimônia.
GRUPOS CONTEMPLADOS
– Capoeira Libertação Arte
– Associação de Capoeiragem CDD
– Grupo de Capoeira Parque Verde
– Centro de Cultura e Arte Educativa
– Associação Cultural e de Inclusão Social
– Capoeira Angola Palmares Guerreiro
– Grupo Ginga Menino
– Grupo de Capoeira da Apae de Camaçari
– Associação Cultural de Capoeira Arupembê
– Associação do Parque Satélite
– Fatumbi Capoeira
– Associação Cultural de Capoeira Filhos de Malta
Fonte: ASCOM PMC
Seja o primeiro a comentar