Os 10 leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI), disponíveis exclusivamente para casos do novo coronavírus no município, contratados, via convênio, junto ao Hospital Santa Helena, localizado no bairro Camaçari de Dentro, passaram por uma vistoria na tarde desta terça-feira (7/7), visando observar se o padrão exigido, em contrato, pela Prefeitura de Camaçari, por meio da Secretaria da Saúde (Sesau), está sendo cumprido.
“Percebemos em cada uma dessas ações o cuidado do prefeito Elinaldo e a preocupação em salvar vidas, sem medir esforços na luta contra o coronavírus”, disse Júnior Borges.
Na oportunidade, o prefeito Elinaldo Araújo esteve acompanhado do secretário da Saúde, Luiz Duplat, e da diretora da Média e Alta Complexidade e Atenção Hospitalar da Sesau, Elaine de Oliveira. “Em breve, Camaçari contará com mais esses 10 leitos disponíveis. Dessa forma, vamos oferecer, pelo Sistema Único de Saúde (SUS), um total de 26 unidades de UTI na cidade. A prefeitura tem intensificado as ações de enfrentamento ao coronavírus, a fim de garantir atendimento a todos que precisarem ocupar leitos de UTI. Todo nosso esforço é para melhor cuidar da nossa população”, destacou o gestor municipal ao informar aos representantes do hospital que tem interesse de formalizar um novo contrato com a disponibilidade de mais leitos.
As 10 unidades contratadas encontram-se em processo final de implantação dentro do prazo contratual. De acordo com a declaração do secretário da Saúde, Luiz Duplat, é uma grata satisfação saber que tudo que foi acordado, o Hospital Santa Helena está obedecendo rigorosamente conforme previsto em contrato. “Nesse momento em que acontece uma alta taxa de ocupação das UTIs, que disponibilizamos para o tratamento da Covid-19, a chegada desses novos leitos vai desafogar o nosso sistema de saúde”, ressaltou o titular da pasta.
De acordo com a diretora da Média e Alta Complexidade e Atenção Hospitalar da Sesau, Elaine de Oliveira, é importante dizer que a unidade não funcionará como porta de entrada para admissão de pacientes, ou seja, as pessoas só poderão ser encaminhadas por meio da Central Municipal de Regulação de Leitos Covid-19, da mesma forma que acontece no Centro Intensivo de Combate ao Coronavírus (CICC), localizado na antiga Clirca, situado na Avenida Deputado Luís Eduardo Magalhães, no Centro.
As 10 novas UTIs são resultantes de um contrato com o hospital, em que parte do custeio acontecerá através da compensação tributária. Por meio do convênio, o hospital se compromete a oferecer assistência médica 24 horas, inclusive sábados, domingos e feriados; equipe multidisciplinar; serviços de higienização; bem como recursos humanos e tecnológicos, entre outros aportes.
Fonte: ASCOM PMC
Seja o primeiro a comentar