Mais uma vacina contra covid-19 será testada em Salvador

Voluntários baianos vão testar mais uma vacina contra a covid-19 nos próximos dias. O medicamento é da farmacêutica Jansen-Cilag, desenvolvido em parceria entre Estados Unidos e Bélgica.  Atualmente, a proposta da Jansen-Cilag é uma das seis vacinas que já estão na terceira e última fase de testes – esta última é a fase  de teste em larga escala em humanos.

Na Bahia, até mil voluntários devem ser escolhidos para testar o medicamento. Voluntários de outros seis estados completam o estudo no Brasil: Rio Grande do Norte, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul. No total, está prevista a aplicação dos testes em sete mil brasileiros. Ao redor do mundo, a vacina será testada por até 60 mil voluntários.

 Segundo a assessoria do Complexo Hospitalar Universitário Professor Edgard Santos da Universidade Federal da Bahia, administrado pela Ebserh (Hupes/UFBA-Ebserh), que vai conduzir o protocolo da pesquisa, o recrutamento de voluntários para os testes que começaria nesta segunda-feira, 21, deve ser iniciado nos próximos dias, “em razão de mudanças com a farmacêutica”. 

 Coordenador do estudo na Bahia, o médico Carlos Brites explica o que  é necessário para se tornar voluntário. “Inicialmente, serão aceitos candidatos com idade a partir de 18 anos, sem comorbidades”, diz o médico que é professor de infectologia da Faculdade de Medicina da UFBA e Coordenador do Laboratório de Pesquisa em Infectologia do Hupes.  Para pré-inscrição, os  interessados podem enviar dados como nome, contato, idade, e se têm ou não doenças crônicas para [email protected]  O CORREIO entrou em contato com o coordenador, que disse ainda não estar autorizado a divulgar novas datas ou informações adicionais. 

Fonte: Correio da Bahia

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.