A partir do dia 3 de abril os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) de Camaçari, contarão com 18 unidades interligadas a Central de Regulação da Secretaria de Saúde (Sesau), distribuídas em unidades de saúde, por região de abrangência, garantindo às marcações e horários de atendimento para todas as consultas especializadas, exames e procedimentos na rede própria e conveniada a Prefeitura.
De acordo com Liliam Costa, diretora da Central de Regulação, com a implantação do sistema informatizado nas unidades de marcações serão reduzidas as falhas ocorridas durante as marcações manuais. “Pois, os prestadores terão acesso com antecedência à relação de todos os pacientes agendados, permitindo aos usuários atendimento humanizado”, destacou.
O secretário de Saúde, Elias Natan, afirmou que a Sesau está equipando as 18 centrais com internet, computadores e pessoal, de forma a atender melhor o usuário. “À medida que o sistema for se consolidando, ampliaremos para todas as unidades de saúde de Camaçari”.
A equipe da Central de Regulação iniciou na segunda-feira (19/03) o cadastramento de todos os prestadores, profissionais, consultas, exames e procedimentos no novo sistema. Os servidores que atuarão nas unidades interligadas estão sendo treinados no sistema Sisreg, por profissionais da Sesau que receberam treinamento sobre o sistema no Ministério da Saúde, em Brasília, na semana passada.
No início do ano, a Sesau comunicou a descentralização da marcação de consultas e exames, disponibilizando o serviço em todas as unidades de saúde. A decisão conseguiu destravar a realização desses procedimentos e diminuir uma demanda reprimida existente no Município. Somente em janeiro e fevereiro foram realizados 81.415 exames laboratoriais e 72.183 consultas e procedimentos.
A Sesau salienta que, as marcações de consultas e exames continuam acontecendo de forma manual até o dia 2 de abril, somente a partir do dia 3 de abril é que acontecerão de forma informatizada nas 18 unidades interligadas.
Fonte: Ascom/PMC
Seja o primeiro a comentar