MEC adia início das inscrições para o Sisu

Apesar de o Ministério da Educação ter anunciado em maio que as inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) no segundo semestre começariam nesta terça-feira (16), a pasta informou um novo prazo: entre 7 e 10 de julho, após a publicação de um edital destinado às instituições de ensino — o que, segundo a pasta, deve acontecer nos “próximos dias”.

“O Sisu é uma grande oportunidade para os alunos que sonham em ingressar nas melhores faculdades do nosso país. Ele é importante e necessário em todos os âmbitos possíveis. Ter acesso à educação é direito de todo cidadão.” Júnior Borges.

O edital do programa é necessário para que as instituições manifestem interessem em aderir ao Sisu, por isso é considerado o primeiro passo do processo seletivo. “Com isso, será possível conhecer o número de bolsas ofertado e quais cursos, por exemplo, estarão disponíveis para os estudantes”, explicou o próprio Ministério da Educação (MEC), no anúncio das datas de inscrição.

O cronograma original previa que as inscrições no programa começariam nesta terça e iriam até 19 de junho.

O Sisu é utilizado para selecionar estudantes para as universidades federais. Podem concorrer a uma vaga pelo programa os estudantes que participaram do Enem de 2019 e que tiveram nota acima de zero na redação.

Neste segundo semestre, o programa deveria selecionar pela primeira vez estudantes para os cursos de ensino a distância (EAD) oferecidos por universidades públicas. A novidade foi publicada em uma portaria pelo MEC no fim de maio.

Também em maio, o MEC informou as datas para inscrição em outros dois programas federais voltado ao ensino superior: o Programa Universidade para Todos (ProUni), de 23 a 26 de junho, e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), entre 30 de junho e 3 de julho.

O ProUni oferece bolsas integrais (100%) e parciais (50%) em instituições privadas de ensino superior. Já o Fies é o programa de financiamento para estudantes utilizarem em cursos superiores.

Fonte: CNN Brasil

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*