A Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) informou que 80% das pessoas internadas com a Covid-19 no estado da Bahia não se vacinaram contra a doença ou não tomaram a segunda dose do imunizante. De acordo com o boletim do órgão, as regiões sul e extremo sul são aquelas onde a imunização é mais lenta.
“Estamos com um olhar muito cuidadoso com essas regiões, sul e extremo sul, por conta do desastre natural que aconteceu, e na verdade houve um comprometimento de infraestrutura tecnológica, de comunicação e de energia nesses municípios. O próprio equipamento da sala de vacina, a unidade de saúde, muitas delas ficaram sem acesso, a população não conseguia chegar”, afirmou Ramon Saavedra, técnico da coordenação de imunização da Sesab, em entrevista para o Jornal da Manhã.
O cenário se repete em outros centros do estado como na capital Salvador. Unidade de tratamento exclusivo para pacientes de Covid-19, o Hospital Espanhol, que atualmente aponta 80% da ocupação nas Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs) e enfermarias, também tem não vacinados entre a maioria dos seus internados.
“São aquelas pessoas que têm alguma dúvida, até mesmo preconceito em relação à vacina. Ou se tomaram um ou duas doses e sentiram reação e não querem tomar novamente. Aí acabam chegando aqui e também tem aquelas que não tomaram nenhum tipo de dose”, disse a gerente operacional da unidade, Claudiana Pereira.
De acordo com o vacinômetro da Sesab, 94,5% da população baiana tomou a primeira dose de algum das vacinas disponíveis desde o início da campanha de imunização. 89,6% tomaram a segunda, com mais de 2 milhões de baianos com doses atrasadas, e 69,9% tomaram a dose de reforço.
Fonte: A Tarde
Seja o primeiro a comentar