No próximo mês de março, uma nova empresa vai iniciar as obras de implantação da unidade em Camaçari. A Orbi Química deve avançar na transferência do terreno e obter da prefeitura a autorização para início das intervenções. A confirmação do começo das obras, que devem durar de seis a oito meses, foi dada pelo diretor geral, Rogério Fiorotto.
“A nossa ideia é começar já em março usando parte da nossa mão de obra e contratação local. Toda a compra de insumos para a obra vai ocorrer em Camaçari. Já avançamos na transferência do terreno e nessa parte mais burocrática”, conta Fiorotto, ao ressaltar que, em funcionamento pleno, a Orbi de Camaçari irá gerar 120 empregos.
“O início da instalação da Orbi Química no nosso município é fruto do trabalho dedicado do nosso prefeito, essa nova fábrica irá gerar emprego e renda para a população. Quero parabenizá-lo e me coloco à disposição no que for preciso.” Júnior Borges.
De acordo com Fiorotto, a fábrica vai poder iniciar a operação antes mesmo do fim das obras. “Nós já temos um primeiro barracão pronto e equipamentos que estão no porto. Não precisamos terminar a fábrica para começar a produção. Com dois barracões já podemos operar”, afirma.
Além da economia de Camaçari e da Bahia, a Orbi vai beneficiar também outras regiões.
“Nossa ideia é que 68% da nossa produção saia de Camaçari, que vai atender Norte, Nordeste e Centro-Oeste, dada sua localização geográfica privilegiada. A gente fomenta também fornecedores do Nordeste. Vamos ter materiais vindos do Recife (PE), além de fornecedores locais que estão ou não dentro do Polo Petroquímico”, diz.
“Temos o compromisso de um fabricante de embalagens que também deve se instalar em Camaçari para nos abastecer, podendo gerar mais empregos ainda para o município”, complementa Fiorotto.
O secretário de Administração de Camaçari, Helder Almeida, que coordenou as negociações com a empresa, ressaltou que o acordo foi possível graças à mobilização da prefeitura para viabilizar a chegada da empresa. “Nós trabalhamos com a empresa para buscar as melhores condições para sua implantação em Camaçari. Serão gerados 120 empregos diretos, mas teremos os indiretos e o próprio benefício para o setores do comércio e serviços”, ressaltou.
O prefeito de Camaçari, Elinaldo Araújo (Democratas), comemorou o anúncio de início das obras e o potencial de geração de empregos. “Fico feliz com o resultado deste processo, pois nós trabalhamos em parceria com a empresa para facilitar sua vinda para Camaçari”, afirmou Elinaldo, que participou de reuniões com dirigentes da empresa no ano passado para negociar a chegada da Orbi no município.
Elinaldo afirmou ainda que vai encaminhar para a Câmara Municipal um projeto de lei estabelecendo incentivos fiscais e materiais para atrair novos investimentos. “Entre os quais está a simplificação de todo o processo de licenciamento. Já lançamos, no ano passado, um amplo programa de atração de investimentos e vamos seguir atuando em parceria com quem quiser investir e gerar empregos em Camaçari”, disse.
Fundada em 2006, com uma sede de 14 mil m² no município de Leme, em São Paulo, a Orbi Química é uma empresa nacional, tendo como principal produto o desengripante White Lub Super, reconhecido pelo seu apelo ecológico, por usar em sua base produtos de origem vegetal. Atualmente, a empresa produz 125 produtos, gerando mais de 170 empregos diretos e mais de cem indiretos, divididos entre a sede em Leme (SP) e os centros de armazenamento e distribuição em Guarulhos (SP) e Blumenau (SC).
Para sanar as preocupações a respeito do impacto ambiental da instalação, a empresa apresentou, o certificado técnico de regularidade com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (IBAMA), além de licença de operação pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB), a autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e do Sistema Estadual de Vigilância Sanitária de São Paulo (SEVISA).
Em 2015, a Orbi Química recebeu a certificação ISO 9000, garantindo formas de processos seguros de produção, armazenamento, entrega da cadeia de matéria prima e produtos acabados. No mesmo ano, a empresa ganhou o Selo Verde Internacional do Instituto Chico Mendes, como empresa socioambiental responsável.
Fonte: A Tarde
Seja o primeiro a comentar