Nova sede da Diretoria de Controle e Regulação do SUS é inaugurada

Foto: Tiago Pacheco

Logo no início da manhã desta terça-feira (11/8) foi inaugurada a nova sede da Diretoria de Controle e Regulação do SUS, localizada na avenida Francisco Drumond. O ato contou com a participação do prefeito Elinaldo Araújo, que também realizou a entrega de mais seis ambulâncias, que ampliam a frota existente.

“O prefeito Elinaldo traz para a população mais qualidade e atendimento humanizado com a inauguração da nova sede da Diretoria de Controle e Regulação do SUS”, disse Júnior Borges

“Começamos o dia com essa grande novidade, que é a entrega da nova unidade de regulação, um lugar muito mais humanizado. Oportunidade também que entregamos mais seis ambulâncias para reforçar o atendimento à nossa população”, disse o gestor municipal, Elinaldo Araújo.

O secretário de Saúde, Luiz Duplat, destacou que a nova unidade é totalmente informatizada e falou sobre as novas ambulâncias que representam um ganho significativo no atendimento ao cidadão. “São ambulâncias do tipo A e seguem para as unidades ainda hoje, vão para as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e pro Serviço de Transporte de Usuários (STU). E as ambulâncias que estavam nas UPAs serão direcionadas para a Atenção Básica”.

A Diretora de Controle e Regulação do SUS, Elba Brito, falou sobre as melhorias proporcionadas pela nova estrutura. “É, acima de tudo, um conforto para equipe, condição de trabalho adequada. Além disso, representa a mudança no processo de trabalho, nós lançamos a nova regulação ano passado, um projeto novo, com toda a estrutura. A regulação nova é 100% descentralizada, então o usuário vai para a unidade de saúde e aqui recebemos os prestadores, os gerentes de unidade dos Distritos Sanitários, para fazer a discussão da parte técnica, da política de regulação, então a estrutura física também contempla a nossa proposta de trabalho”.

Essa nova unidade faz parte da modernização da regulação, o que antes era uma central de marcação hoje está de acordo com o que é preconizado pela Política Nacional de Regulação, que é organizar o fluxo de acesso aos usuários dentro da rede, dizer o caminho que o usuário vai seguir para que saia da atenção primária e vá para a especializada. Como a marcação é descentralizada, através das unidades de saúde ou do aplicativo Sesau + Perto de Você, no local é realizado todo o monitoramento do processo, identificação e análise de agendas e cumprimento das mesmas e se cada unidade está ofertando o que tem capacidade, por exemplo.

Fonte: ASCOM PMC

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*