População se revolta com atendimento precário da Central de Regulação do SUS

O vereador Júnior Borges (DEM) dedicou a manhã desta quinta-feira aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) de Camaçari. Antes das 6 da manhã, o edil visitou a Central de Regulação do SUS e encontrou uma enorme fila e muita gente insatisfeita com o serviço.

Uma moradora da Gleba C de 73 anos, Maria José, foi uma das pessoas que demonstrou insatisfação com o atendimento precário da unidade. Segundo Dona Maria, a dificuldade de marcar uma consulta é grande mesmo para os idosos. “Eu cheguei cedo aqui e ninguém me atendeu até agora. Tem um tumulto enorme alí na frente e eu não tenho condições de enfrentar mais isso”, disse a senhora.

Seu Raimundo Santos, também com 73 anos, comemorou por ter conseguido a sua marcação, mas revelou que a persistência foi a sua principal aliada. “Foi difícil. Eu vim aqui umas cinco vezes até consegui marcar essa consulta, mesmo assim ainda falta uma”, confessou.

De acordo com informações de uma funcionária, as mais de 200 pessoas que aguardavam a distribuição das fichas na fila não poderiam ser atendidos porque as senhas teriam sido entregues na noite anterior.

Uma estudante que saiu de Arembepe, Tainã Viana, para marcar um exame criticou a atitude da direção da unidade. “Eles não podem fazer uma coisa dessas, e as pessoas que saem de casa na madrugada para conseguir uma ficha, como é que fica?”, questionou.
Revoltados com a dificuldade para marcar as consultas, os usuários que aguardavam atendimento na fila iniciaram uma série de ameaças. “Tem que invadir essa porcaria e quebrar tudo aí dentro para eles tomarem uma providência. Só assim para eles nos verem”, disse um homem.

O vereador Júnior Borges e um grupo com cerca de 20 pessoas deixaram a Central de Regulação e seguiram para a Promotoria Pública Municipal. Lá, o edil e os usuários do SUS deram entrada em um processo contra a prefeitura.

 

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