O prefeito Antonio Elinaldo recebeu, nesta sexta (11/8) uma comissão do Conselho Municipal da Pessoa Deficiente e da União dos Deficientes de Camaçari que foi solicitar a regularização na distribuição dos kits de cateterismo para cadeirantes. Embora a Prefeitura venha atravessando um período de carência de recursos, ocasionada pela crise econômica, o prefeito assegurou que a situação será regularizada o mais breve possível.
O vereador Júnior Borges (DEM), que participou da reunião, fez referência ao trabalho de inclusão do vereador Gilvan Souza (PR). “Faço aqui referência ao vereador Gilvan, que tem lutado pelos direitos dos cadeirantes na Câmara e conquistado muitas coisas. Tanto ele como todos nós vereadores somos sensíveis a esta causa”.
Elinaldo pediu que as duas entidades fornecessem uma lista dos pacientes que necessitam do kit para que a Secretaria de Saúde possa preparar o material. “No primeiro mês teremos uma central para distribuir o material. No segundo mês os kits serão encaminhados para as unidades próximas das residências dos cadeirantes”, explicou o prefeito.
O presidente do Conselho Municipal da Pessoa Deficiente, Jailson Ferreira, disse que as medidas adotadas pela Prefeitura vão regularizar a distribuição. Segundo ele cerca de 70 cadeirantes precisam do material. O kit é formado por sondas, xilocaína, gaze, esparadrapo e fraldas. O material é usado, diariamente, para a retirada de urina da bexiga. Se o procedimento não for realizado pode ocasionar cálculo renal, pedra na vesícula e infecção urinária.
O Prefeito enfatizou o esforço que a gestão vem realizando para manter o serviço de saúde funcionando em Camaçari. “O recurso é pouco e a demanda alta. Nós temos que fazer esse debate sobre o financiamento da saúde com a população. Discutir se a estrutura atual é adequada ou se precisa ser modificada”, disse, pedindo aos cadeirantes que também participem desse debate.
Seja o primeiro a comentar