Prefeitura recomenda que população evite fogueiras e fogos

Pensando no bem-estar da população, a Prefeitura de Camaçari recomenda que os moradores não acendam fogueiras e evite a queima de fogos durante o São João deste ano. A gestão municipal entende que faz parte da tradição do período, mas teme a sobrecarga nas unidades de saúde devido às doenças respiratórias e, por isso, pede a colaboração da comunidade.

“As festas juninas são uma tradição forte do nosso povo, mas nesse momento precisamos ficar em casa e proteger aqueles que amamos. A pandemia não acabou, vamos cuidar para que em breve nosso querido São João seja ainda mais comemorado.” Júnior Borges.

A fumaça pode prejudicar a saúde das pessoas, desencadeando crises alérgicas ou de asma, por exemplo, e caso precise procurar o hospital há ainda o risco de contaminação pelo coronavírus. Além de poder agravar o quadro do paciente com Covid-19, já que a maioria apresenta sistema respiratório comprometido.

O médico e subsecretário da Saúde, Luiz Duplat, ainda lembra que pode haver irritação das vias respiratórias até para as pessoas que não possuem quadro de alergia, provocando até uma pneumonia ou broncopneumonia. “A fumaça libera produtos químicos que podem provocar tosse, falta de ar, cansaço, dentre outros sintomas”, finalizou.

No caso da ocupação dos hospitais, há ainda o aumento de queimados, em decorrência do uso dos fogos de artifício. A Secretaria de Saúde (Sesau) reforça ainda que a população deve manter o distanciamento social e as medidas sanitárias necessárias para evitar a propagação do coronavírus.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.