Presidente da Câmara participa da 9ª Conferência Municipal de Saúde

A Câmara Municipal de Camaçari participou, na tarde desta quarta-feira (06/10), da 9ª Conferência Municipal de Saúde, com o intuito de contribuir para o debate em torno de propostas alinhadas com o anseio da população. O evento, com o tema “A defesa do Sistema Único de Saúde para além da pandemia – SUS para todos”, aconteceu no Pavilhão Ambiental do Horto Florestal Linaldo da Silva, e o Poder Legislativo foi representado pelo presidente Júnior Borges (DEM) e pelo vereador Jamelão (Cidadania).

A Conferência contou ainda com a presença do vice-prefeito de Camaçari, José Tude; o secretário municipal de Saúde, Elias Natan; do subsecretário da pasta, Luiz Duplat; do presidente do Conselho Municipal de Saúde, Paulo Costa; da diretora de Controle e Regulação do SUS, Elba Brito; além dos delegados responsáveis por apresentar as demandas das suas respectivas regiões, bem como de cidadãos usuários do SUS em geral.

O presidente da Câmara reafirmou o compromisso do parlamento com as necessidades e anseios do povo, o que inclui a busca por melhorias no serviço público de saúde.

“Esse evento consolida o processo de democracia. Aqui está a comunidade, os servidores, o conselho, e aqui vai ser tratado a saúde pública do município para os próximos anos. É a continuidade de uma caminhada em conjunto. Todas as ações direcionadas a atender os anseios da população contarão com o apoio do Legislativo”, declarou Júnior Borges.

O secretário Elias Natan explicou a relevância desta interação com a população no direcionamento das ações da pasta. “Nesta conferencia realizada a cada 4 anos, o principal é a participação popular e o controle social. É dentro dessa lógica que nós viemos aqui para conversar com os delegados acerca das proposições que a Sesau traz, com relação a ampliação de acesso aos serviços de toda a rede, para, sendo aprovadas, serem incluídas no nosso planejamento”.

Para o presidente do Conselho Municipal de Saúde, o evento é resultado de um processo de escuta junto à comunidade. “Somos um órgão deliberativo e consultivo que representa a comunidade. Por isso, consultamos a população e fizemos duas pré-conferências, uma na sede e outra na costa, onde coletamos propostas que traduzem o desejo dos cidadãos para os próximos quatro anos da gestão, direcionando as políticas públicas de saúde para Camaçari”, relatou Paulo Costa.

Fonte: Câmara Municipal de Camaçari

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.