Júnior Borges destaca educação digital e piso dos professores

O vereador Júnior Borges celebra o aumento do piso salarial dos professores, mas expressa preocupação com os desafios da implementação da educação digital nas escolas.

Vereador Júnior Borges em entrevista sobre educação e políticas públicas
Júnior Borges concede entrevista sobre as recentes políticas educacionais, destacando a importância do diálogo com a comunidade.

O vereador Júnior Borges recebeu com alegria e tristeza alguns anúncios realizados pelo Governo Federal na área de educação. O Ministério da Educação (MEC) divulgou o aumento de quase 15% no piso salarial dos professores, entretanto o Presidente vetou trechos importantes da Lei 14.533 que garantiriam o ensino de computação, programação e robótica para o ensino fundamental e médio.

O parlamentar comemorou o aumento dos professores, mas falou em tom de preocupação sobre os vetos da lei. “Mais uma prova que devemos lutar sempre para defender a nossa educação. Fico feliz pelo aumento do piso salarial dos professores, mas ao mesmo tempo me preocupa os vetos presidenciais  à Política Nacional de Educação Digital, que retiraram as aulas de robótica, computação e programação no ensino fundamental, comprometendo a educação digital. Não tentar incorporar as novas formas e tecnologias na educação, é um grande retrocesso”, comentou.

Na segunda-feira (16/01), o Ministério da Educação confirmou o aumento no salário dos professores. O reajuste no piso salarial dos docentes subiu para R$ 4.420,55 —aumento de quase 15%. Antes, o salário inicial era de R$ 3.845,63. A informação foi publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira (17).

E na segunda semana de janeiro, o presidente Lula (PT), sancionou com vetos a Lei 14,533/2023, que cria a Política Nacional de Educação Digital. Entre os vetos estão a obrigatoriedade de inclusão na grade do ensino médio fundamental e do ensino médio de aulas de computação, programação e robótica.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*