Destinado para o preenchimento de vagas de cursos de graduação em instituições de ensino superior privadas, o Programa Universidade para Todos (Prouni) iniciou nesta terça-feira (14/7), as inscrições para o segundo semestre de 2020. Interessados têm até a próxima sexta-feira (17/7).
“Importante programa de acesso ao ensino superior, é preciso que os estudantes estejam atentos aos prazos”, disse Júnior Borges.
De acordo com o Ministério da Educação (MEC), foram disponibilizadas 167.780 bolsas em 1.061 faculdades. Destas, 60.551 são bolsas integrais (100%) e 107.229 parciais (50%). As vagas, assim como as instituições que as oferecem, podem ser consultadas acessando o portal do Prouni. Para realizar as inscrições, é preciso ter uma conta no portal de serviços do governo federal.
Para participar do processo seletivo, é necessário que o candidato esteja em conformidade com os critérios estabelecidos pelo MEC. São eles: ter conseguido nota de, pelo menos, 450 pontos de média no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e não ter diploma de ensino superior.
Os selecionados poderão obter bolsas integrais ou parciais, que custeiem todo o curso ou metade do valor. As integrais são destinadas aos estudantes com renda familiar por pessoa de até 1,2 salário-mínimo. Já as parciais contemplam alunos cujas famílias possuem renda familiar por pessoa de até três salários mínimos.
Segundo o cronograma divulgado pelo MEC, a divulgação do resultado da 1ª chamada deve ocorrer no dia 21 de julho. Já a comprovação de informações para os selecionados deverá ser feita até o dia 28 deste mês. O Prouni foi criado em 2004 e tem por objetivo aumentar a quantidade de estudantes brasileiros de baixa renda na graduação.
Fonte: Correio da Bahia
Seja o primeiro a comentar