O Dia Nacional de Combate a Hipertensão Arterial é celebrado em 26 de abril.
Esta data tem o objetivo de conscientizar as pessoas sobre os cuidados básicos para prevenir a hipertensão arterial, um mal que atinge aproximadamente 25% da população brasileira, de acordo com o Ministério da Saúde.
A hipertensão ou tensão alta é caracterizada quando a pressão arterial está acima dos 120 de máxima e 80 de mínima, convencionalmente chamado de “12 por 8”.
Entre os principais fatores que podem levar a hipertensão está o sobrepeso e obesidade, a má alimentação (muito consumo de sal), o sedentarismo, o tabagismo e, em alguns casos, o fator hereditário (indivíduos com pais hipertensões têm 30% de chances de também ser hipertenso).
Os principais sintomas da hipertensão são: dor de cabeça, dor na nuca, tonturas, enjoos e falta de ar.
Normalmente, nesta data, o Ministério da Saúde e hospitais desenvolvem uma série de campanhas publicitárias que ajudam a fazer a população entender as causas e efeitos que a hipertensão pode provocar para a qualidade de vida da pessoa.
O infarto do coração, AVC (Acidente Vascular Cerebral), insuficiência cardíaca e renal são algumas das consequências maléficas da hipertensão, conhecida popularmente como uma “assassina silenciosa”.
Diante da situação caótica da saúde em que se encontra o município de Camaçari o Vereador Júnior Borges demonstra preocupação com a população que depende do serviço. “Hoje Camaçari enfrenta uma crise de gestão que se alastra por todos os setores dos serviços básicos e não é novidade o caos instaurado na saúde, falta remédios, profissionais e em alguns casos até um simples copo com água para administração de remédios, os hipertensos sofrem pois não podem ficar sem seus medicamentos que são diários e têm um custo elevado. Vamos agir na prevenção da doença e lutar para restaurar a saúde em nosso município” finalizou.
Fonte: Calendarr
Seja o primeiro a comentar