Secretaria da Habitação apresenta conquistas da pasta

Desde a sua criação, em 2018, até os dias atuais, a Secretaria da Habitação (Sehab) vem cada vez mais avançando no que diz respeito às melhorias habitacionais realizadas em lares de cidadãos de Camaçari. Através de seus programas, a pasta conseguiu mudar a condição de vida de uma boa parcela da população que vivia em moradias não adequadas.

“Tenho um imenso orgulho de ter contribuído, aliado a uma equipe competentíssima, para que hoje a Habitação no nosso município esteja em um outro patamar. E junto também com o nosso prefeito Elinaldo poder dar dignidade a quem mais precisa. Hoje, a SEHAB está em ótimas mãos com a nova secretária, Vivian Angelim, o nosso trabalho e avançando ainda mais!”, escreveu Júnior Borges.

Ao todo são quatro projetos desenvolvidos desde o início da gestão: o Casa Melhor, Papel Passado e Escritório Público, mantidos com recurso municipal; e o Projeto de Trabalho Social (PTS), custeado com verba federal. “Desde o início da gestão a secretaria vem dando o seu melhor para a população. No começo, sob o comando do vereador Junior Borges, e após, com seu retorno para a Câmara em abril, assumi a pasta e dei continuidade nas ações, mas estamos concentrados na construção de novos projetos, sempre com foco naqueles que mais precisam”, diz a advogada Vivian Angelim, secretária da Habitação.

“O município conta com diversos programas habitacionais. E além de buscar atender a todos, também prezamos pela qualidade em todos os projetos que nos propomos a fazer. Seja do atendimento do Escritório Público às melhorias feitas pelo programa Casa Melhor”, enfatiza a gestora da pasta.

Programas municipais

Casa Melhor – Programa de reforma de moradia que beneficiou mais de 300 famílias. A iniciativa busca proporcionar mais qualidade de vida àqueles que mais precisam. Entre os serviços inclusos nas reformas estão: revestimento de alvenaria e de teto, reparos ou troca de telhado, reparos no piso, substituição de peças sanitárias, dentre outros.

Papel Passado – Com mais de 1.000 inscritos na Sede e mais de 400 na Costa, o programa realiza o cadastro gratuito dos moradores que desejam regularizar suas casas. Com o título do imóvel, o morador poderá vender, deixar de herança ou tomar empréstimos para reforma, tudo dentro da lei. Além disso, com a regularização fundiária, os serviços essenciais podem chegar com mais celeridade na localidade.

Escritório Público – A ação consiste na prestação de assistência técnica gratuita em arquitetura, urbanismo e engenharia na elaboração da unidade habitacional e seu entorno. Até o momento, através do programa foram feitas mais de 300 consultas e mais de 200 pré-cadastros.

Programas federais

Minha Casa Minha Vida – Foram feitas a entrega de 1.027 unidades habitacionais do Programa MCMV, sendo 586 apartamentos no Residencial Sítio Verde e 441 no Residencial Sítio Horizonte.

Projeto de Trabalho Social (PTS) – Mais de 10 mil famílias de 26 empreendimentos do Minha Casa Minha Vida, foram impactadas com cursos de capacitação em diversas áreas.

Fonte: ASCOM PMC

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