Sedes estimula doação de sangue para reforçar estoque do Hemoba

A Secretaria do Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedes), lançou nesta segunda-feira (17/5), a campanha “A Sedes doa vida. A Sedes doa sangue”, com o objetivo aumentar o estoque na unidade do Hemocentro da Bahia (Hemoba) no município, que vem enfrentando queda nas doações durante a pandemia. A ação, que segue até o dia 28 de maio, conta com o envolvimento voluntário de servidores públicos e colaboradores da pasta, que se disponibilizem a ajudar tantas pessoas que nesse momento precisam de uma doação, em uma corrente de solidariedade diante de estoques tão baixos.

Precisamos de ações para fortalecer essa causa, além da união entre Prefeitura e população. A doação de sangue salva vidas.” Júnior Borges.

Para a gestora da pasta, Reni Oliveira, o momento é delicado e pede a solidariedade daqueles que queiram participar. “Nós estamos vivendo neste último ano com a pandemia, um momento complicado nos hospitais, a gente sabe que a demanda aumentou e que o número de doações caiu muito em toda Bahia”, disse.

De acordo com Ariane Santos, assistente social do setor de captação do Hemoba Camaçari, a ação é extremamente positiva. “ Essa iniciativa é de muita valia, pois, além de incentivar os servidores da secretaria, acaba incentivando outros setores da sociedade e até mesmo da prefeitura a se sensibilizarem com a causa e realizar a campanha de doação de sangue. Estamos vivendo um momento muito delicado”, salientou.

Antes de fazer a doação, o candidato precisa responder algumas perguntas. Quem teve contato com alguém que teve a covid-19, ou a suspeita do contágio, precisa aguardar 15 dias para fazer o procedimento. Já quem teve a doença fica inapto por 30 dias contados a partir do diagnóstico.

É importante estar alimentado, pesar mais de 50 kg, e ter dormido pelo menos 6h. É preciso evitar bebida alcoólica 24h antes da doação, alimentos gordurosos 4h antes, e não fumar nas 2h que antecedem o ato. Os doadores precisam informar também se têm alguma doença infecciosa, se usam algum tipo de medicamento e precisam fazer um teste de hemoglobina para saber se tem algum tipo de anemia. O sangue doado também passa por exames como HIV, sífilis, chagas, hepatite B e C, entre outros.

Quem pode ser doador
Pessoas entre 16 e 69 anos, 11 meses e 29 dias de idade, sendo que a primeira doação dever ter sido feita antes dos 60 anos, podem doar sangue. Além disso, é necessário pesar acima de 50 quilos e estar bem de saúde. Candidatos com idade entre 16 e 18 anos incompletos deverão estar acompanhados pelo responsável legal. Não é recomendado a doação para o candidato que teve diagnóstico de hepatite após os 11 anos de idade, mulheres grávidas ou que estejam amamentando.

Em Camaçari, os atendimentos são realizados às segundas-feiras, das 13h às 16h; terça, quarta e quinta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 16h; e sexta-feira, das 8h às 12h, ou por agendamento por meio do telefone (71) 3644-4252 ou através do site da Hemoba. Uso de máscara e documento de identificação são obrigatórios.

Fonte: ASCOM PMC

1 Comentário

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*