Fonte: Agência Senado
O dia 27 de novembro é o Dia Nacional de Luta contra o Câncer de Mama. A data foi estabelecida pela Lei 12.116, de 2009, aprovada pelo Congresso Nacional. A mais recente previsão de incidência de casos, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), é de 51,29 para cada 100 mil mulheres. Para 2021, a estimativa do Inca é de 66 mil novos casos.
“A luta contra o câncer de mama deve ser de todos, e é preciso que o governo possibilite melhorias no serviço de saúde pública, para que cada vez mais o cidadão obtenha acesso gratuito ao tratamento dessa e de outras doenças graves.” Júnior Borges.
Entre os projetos em análise no Senado para facilitar o atendimento a essas mulheres, os senadores propõem avanços na gestão do Sistema Único de Saúde (SUS), na redução dos prazos para realização de exames e tratamento, e no financiamento de hospitais especializados.
Neste ano, a pandemia da covid-19 tem desestimulado as pessoas a procurar os serviços de saúde. Todos os serviços de diagnóstico sofreram uma redução drástica no número de pacientes, e o atraso na descoberta da doença pode reduzir as chances de cura.
Entre as propostas analisadas no Senado para melhorar o atendimento às mulheres com a doença está o PL 3.740/2019 , que determina o prazo de início do tratamento de câncer para 45 dias após o diagnóstico por meio de laudo patológico ou exame de imagem. Além do PL 2.113/2019 , que regulariza a realização da reconstrução mamária em pacientes que sofreram mutilação de mama decorrente de tratamento de câncer.
Fonte: Agência Senado
Seja o primeiro a comentar