Serviços da Sefaz estão disponíveis via web e por teleatendimento

Com o intuito de facilitar a vida dos contribuintes camaçarienses e manter o atendimento a todas as demandas tributárias, mesmo neste período de medidas restritivas que impossibilitam a recepção presencial em sua plenitude, a Prefeitura de Camaçari, por meio da Secretaria da Fazenda (Sefaz), atua de forma potencializada por teleatendimento e através de ferramentas virtuais.

“Os serviços da Sefaz seguem em funcionamento, com as adaptações necessárias para melhor atender a população no período de pandemia”, comentou Júnior Borges.

No portal da Sefaz (http://sefaz.camacari.ba.gov.br), o contribuinte tem acesso a quase todos dos serviços de competência da pasta, sobretudo, aqueles mais procurados, a exemplo da solicitação da segunda via do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), de emissão de nota fiscal e de boletos válidos para pagamento de taxas tributária diversas.

Clicando no ícone “Serviços Online”, disponibilizado na home do site, o internauta tem acesso a uma lista com dezenas de procedimentos que podem ser realizados via web, sendo que para a maioria deles é necessário apenas o preenchimento correto dos campos indicados com dados pessoais do contribuinte, de forma intuitiva e objetiva.

Mesmo os serviços cujo atendimento não é totalmente automático – como a quitação de dívida ativa (débitos em atraso) – também podem ser concluídos via internet, através do procedimento complementar de envio de e-mail para o endereço [email protected], que também é um canal opcional disponível para solicitações afins e esclarecimento de dúvidas em geral.

Vale lembrar ainda que, por medida de segurança, o portal pode solicitar atualização cadastral para alguns usuários, seja pela detecção de dados que deixaram de ser informados pelo contribuinte, seja pela não utilização do serviço por período superior a um ano, o que também aciona um alerta de proteção. Nesses casos, o cidadão deve entrar em contato com o Call Center da Sefaz, através do telefone gratuito 0800 280 6965, e então cumprir com a obrigação acessória de manter o órgão informado de eventuais mudanças nos dados cadastrais.

O Call Center é mais um canal de atendimento que tem a função de orientar o contribuinte e de dar o suporte para que não tenha ônus ou se exponha a riscos com deslocamento. O funcionamento é das 8h às 17h.

Fonte: ASCOM PMC

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