O Ministério da Educação (MEC) publicou no Diário Oficial da União desta segunda-feira, 25 de maio, uma Portaria alterando o regulamento do Sistema de Seleção Unificada (SiSU). A principal mudança é a possibilidade das instituições oferecerem vagas em cursos a distância.
“A educação é um ato de transformação. É preciso se adequar ao momento para que as pessoas sigam aprendendo.” Júnior Borges,
Até a edição do primeiro semestre de 2020 do SiSU, as instituições públicas de ensino superior não poderiam oferecer vagas em cursos a distância e em cursos que exigem teste de habilidade específica (THE). Agora, o impedimento vale apenas para os cursos que exigem prova de aptidão.
Uma outra mudança trazida pela Portaria é a determinação de que as instituições participantes deverão disponibilizar meio digital para que o estudante possa encaminhar a documentação exigida para a matrícula. Antes, o registro acadêmico era apenas presencial.
possibilidade de efetuar a matrícula pela internet é uma solução encontrada para os aprovados no SiSU do 2º semestre não precisarem se deslocar até a faculdade durante a pandemia de coronavírus. Praticamente todas as universidades públicas estão com atividades presenciais suspensas por causa do covid-19.
Fonte: UOL Notícias
Seja o primeiro a comentar