Vereadores de oposição marcam presença no I Workshop de Vereadores

Os vereadores de oposição do município de Camaçari – Júnior Borges (DEM), Elinaldo (DEM), Falcão (DEM), Zé do Pão (PRTB) e Sessé Abreu (PRTB) – participaram na manhã desta sexta-feira (26), na cidade de Mata de São João, do primeiro Workshop de Vereadores da Região Metropolitana de Salvador e Recôncavo.

O evento aconteceu na Casa da Cultura, no centro do município, e contou com a participação de diversos palestrantes que versaram sobre temas relacionados ao Poder Legislativo. A promotora do Ministério Público do Estado da Bahia, Rita Tourinho, relatou a importância de não confundir o trabalho legislativo com o assistencialismo, utilizando suporte das Câmaras Municipais. “A utilização de recursos públicos para assistencialismo é a mesma coisa de utilizar a verba pública para fins eleitoreiros, e essa é uma prática ilegal”.

O vereador Júnior Borges disse que a participação no workshop foi importante para aquisição de conhecimento e de enriquecimento para o trabalho dos vereadores. “Eventos como esses são fundamentais para aproximar o trabalho de todas as Câmaras da região e de aprender um pouco mais sobre o papel do Legislativo na sociedade, que muitas vezes são deturpados e perdem o foco principal que é a fiscalização e também a cobrança do Executivo por melhorias para a vida da população”.

Fiel defensor do combate à corrupção na tribuna da Câmara, o vereador Elinaldo elogiou a apresentação da promotora Rita Tourinho sobre os tipos de improbidade administrativa.  “Eu saio daqui muito satisfeito por conhecer um pouco mais dos crimes cometidos contra a população quando se trata de dinheiro público. Sem dúvida aplicaremos esse conhecimento em Camaçari”.

Para Falcão, sua participação ampliou a visão que tinha da relação entre os poderes Executivo e Legislativo. “É importante entender que os dois poderes devem caminhar juntos pelo bem da sociedade, e não travar uma queda-de-braço ou manter uma relação duvidosa. Fomos eleitos, tanto vereadores quanto prefeitos, para o bem do povo”, disse.

Os petebista Zé do Pão elogiou a iniciativa dos organizadores do evento e considerou a ocasião uma boa oportunidade de entrar em contato com a realidade de outras esferas municipais. “Acredito que isso possibilita o compartilhamento de experiências de cada vereador que aqui se faz presente, e isso é importante para todos nós”.

Sesssé Abreu (PRTB) ressaltou que esses eventos só contribuem para os políticos que desejam realmente ter uma postura correta ao assumir um cargo público. “A ética na vida pública é uma das prerrogativas fundamentais para o bom exercício de um mandato político, e esse workshop serviu muito para nos esclarecer determinados temas relacionados ao nosso papel diário”, frisou.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.