“Fazendo o bom combate”, Júnior Borges elogia equipe da SESAU

Durante a noite desta quinta-feira (04/06), o vereador Júnior Borges (DEM) tratou em sua Live do combate ao coronavírus e Aedes aegypti. De acordo com o último boletim (04/06), Camaçari já soma 365 casos confirmados e 15 óbitos em decorrência da Covid-19. E em meio à pandemia, a Bahia sofre também com outro problema, o aumento das arboviroses.

“A gente precisa desses espaços para se aproximar da comunidade”, destacou Alcione Vasconcelos, diretora de Vigilância à Saúde. Além dela, o secretário de saúde, Dr. Luiz Duplat, e a coordenadora do Centro de Controle de Zoonoses, Shirley Rocha, participaram da Live.

Os convidados explicaram as diferenças entre o coronavírus e as arboviroses, doenças causadas pelos chamados arbovírus, que incluem o vírus da dengue, Zika vírus e chikungunya.

“Enquanto do coronavírus a gente pede o isolamento social, o uso da máscara, a higienização das mãos com o álcool em gel; na zika e chikungunya a gente pede para a população que limpe a sua casa, limpe ao redor, não deixe criadouros, qualquer recipiente que possa acumular água”, orientou o secretário de saúde.

As técnicas destacaram o aumento significativo dos casos das arboviroses em Camaçari, e que, portanto os cuidados devem ser redobrados para evitar a criação de focos do mosquito e incidência das doenças. “Usem a máscara, mas não esqueçam o repelente”, alertou Shirley Rocha.

Júnior Borges teceu elogios a todos que estão na linha de enfrentamento dessas doenças e acrescentou:

“Tem que ser um trabalho feito a quatro mãos, ou seja, a população e o poder público. Esse, através da Secretaria de Saúde, levando aquilo que é necessário para auxiliar, e a população fazendo a sua parte. Inclusive, há um trabalho sistemático e eficiente sendo feito, vocês estão fazendo o bom combate”, frisou.

Durante a conversa informações sobre as novas medidas de enfrentamento ao coronavírus, como a testagem rápida, adotas pela Secretaria de Saúde (Sesau) foram compartilhadas e as principais dúvidas sobre o tema foram esclarecidas. A equipe reforçou a necessidade da população se manter conscientizada sobre o seu papel de prevenção e orientou a busca por unidades de saúde em casos de qualquer sintoma suspeito.

Dúvidas, informações e denúncias: Centro de Controle de Zoonoses – 3634-5753/ [email protected]

Assista a Live na íntegra

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*