Ministro César Borges garante Alagoinhas no traçado de ferrovia

O ministro dos Transportes, César Borges, recebeu nessa terça-feira uma comitiva formada por parlamentares da Bahia. O principal assunto tratado foi a inclusão do município de Alagoinhas (BA) no traçado ferroviário previsto no Lote nº 8 das obras previstas no Programa de Investimentos em Logística (PIL), que ligará os municípios de Feira de Santana (BA) a Recife.

O ministro garantiu que, enquanto a adequação da linha férrea que passa pela cidade não for realizada, não haverá desativações do trecho por parte da concessionária FCA – Ferrovia Centro-Atlântica. “Estamos colocando Alagoinhas como ponto obrigatório de passagem”, garantiu César Borges.

O trecho inicialmente será rota no escoamento de cargas pela região, como safras agrícolas e insumos e produtos manufaturados. Mas a estrutura adequada ao novo modelo brasileiro, com trilhos de bitolas mais largas (de 1m para 1,60m), permitirá maior velocidade de tráfego das composições. “Não estamos retirando a estrutura existente. Na verdade, estamos potencializando o que já existe, pensando inclusive na possibilidade futura do transporte de passageiros, uma demanda crescente de mobilidade urbana”, destacou o diretor da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Carlos Nascimento, presente à reunião.

Política Livre

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.