Com a chegada das novas doses da vacina contra o novo coronavirus no municipio, o prefeito Elinaldo Araújo esteve reunido com a equipe de gestores da Secretaria da Saúde (Sesau) na manhã desta segunda-feira (25/01).
“Desde o início da pandemia do coronavírus, temos visto o trabalho desenvolvido pelo governo do Prefeito Elinaldo, buscando formas de atender e proteger a vida da população. Precisamos continuar trabalhando forte para cuidar do nosso povo.” Júnior Borges.
O objetivo do encontro foi para alinhar as estratégias aplicadas, até o momento, do Plano Municipal de Vacinação contra a Covid-19 e os próximos passos a serem tomados, além de tratar sobre o fortalecimento da Atenção Básica e da melhoria da oferta de serviços em saúde à população.
“Montamos logísticas assertivas no combate à pandemia do novo coronavírus e novamente fizemos um fluxo inteligente na elaboração e implementação do Plano Municipal de Vacinação contra a Covid-19. Estamos focados em ofertar um atendimento digno de saúde para nossa gente”, pontuou o prefeito.
O município recebeu neste domingo (24/01) 1.660 doses da vacina desenvolvidas pela Universidade Oxford em parceria com a multinacional farmacêutica AstraZeneca. Desta forma, somando com os 2.040 imunizantes da Coronavac, produzida pelo Instituto Butantan em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac, recebidos no último dia 19 de janeiro, Camaçari totaliza 3.700 doses recebidas.
Até o domingo (24/1). foram imunizadas 1.020 pessoas. A Sesau seguirá com o mesmo esquema vacinal em andamento determinado pelo Ministério da Saúde mantendo a linha de grupos prioritários dentro do público-alvo da primeira fase, que são os profissionais que atuam na linha de frente de enfrentamento a doença, as pessoas com idade acima de 75 anos, os idosos
residentes em unidade de longa permanencia e a população quilombola.
As vacinas estão chegando aos municípios enviadas pela União e distribuídas pelo Governo do Estado. No entanto, ainda de acordo com o prefeito, a gestão municipal está ansiosa para poder investir na compra de vacinas para além de ter mais autonomia, dar velocidade á imunização da população.
Nesse contexto de pandemia, o prefeito citou ainda as várias medidas que já foram adotadas pela gestão no sentido de conter a disseminação da doença no município, a exemplo da implantação dos centros intermediário e do intensivo de combate à doença, da oferta de leitos exclusivos para a Covid, das compras de testes rápidos e mascaras, dentre outros.
Paralelo a preocupação com a vacinação da população, o prefeito demonstrou ainda atenção com a oferta de serviços de saúde do dia a dia, à população. “Nesse sentido, estamos elaborando um planejamento para melhorar ainda mais os serviços já ofertados pela Atenção Básica e pela Média e Alta Complexidade no municipio”, ressaltou.
Ainda participaram do encontro o secretário da Saúde, Elias Natan, o subsecretário Luiz Duplat, além dos dirigentes dos diversos setores da pasta.
Fonte: ASCOM PMC
Be the first to comment