O prefeito Elinaldo Araújo (DEM) autorizou o secretário da Saúde, Elias Natan, a ampliar de 10 para 15 os leitos de UTI Covid-19 em contrato com o Hospital Santa Helena, que já estarão à disposição da população a partir de sexta-feira (19/02).
“A Prefeitura de Camaçari tem trabalhado arduamente para cuidar das vítimas da Covid-19 no munícipio, e a população também precisa fazer a sua parte, peço que intensifiquem os cuidados sanitários e se mantenham atentos às medidas de proteção,” orientou Junior Borges.
Também está em andamento um termo de credenciamento para a contratação de mais 15 leitos Covid-19, sendo cinco UTIs e 10 leitos clínicos. Ainda nesta quarta-feira (17/02) será aberto um chamamento público para a reabertura do Centro Intermediário de Enfrentamento ao Coronavirus (CIEC), com mais 20 leitos clínicos.
Diferente de quando foi aberto em 2020, o CIEC também fará atendimento de porta aberta a pacientes sintomáticos da Covid-19, com o intuito de desafogar a demanda desses pacientes nas unidades de pronto atendimento.
Superada a pandemia, os cinco leitos de UTI e os 10 leitos clínicos que estão sendo contratados através de termo de credenciamento continuarão atendendo a população, porém como leitos de retaguarda.
“Com o fechamento da urgência e emergência do HGC, precisamos garantir leitos de retaguarda para que os pacientes que são recebidos nas UPAs e PAs fiquem internados enquanto são transferidos para um hospital de referência. Com isso, os leitos das UPAs e PAS ficarão sempre livres para receber pacientes, se com isso evitar a superlotação das unidades de urgência e emergência. Por isso, esses leitos, após sairmos do pico da pandemia, se tornarão leitos de retaguarda para atender nossa população. Esse é outro grande avanço na saúde pública de nossa cidade”, destaca Elias Natan.
Fonte:Destaque1
Be the first to comment