A Bahia recebeu nesta sexta-feira, 26, 347 mil novas doses das vacinas contra a Covid-19. Foram enviadas 141 mil doses da vacina da AstraZeneca, produzidas pela Fiocruz, e mais 206 mil doses da Coronavac, produzida pelo Instituto Butantan. A Bahia totaliza agora 2.386.600 doses de vacinas recebidas desde o dia 18 de janeiro, data de chegada da primeira remessa.
“A Prefeitura de Camaçari irá inaugurar um Centro de Vacinação na próxima semana para que o processo de imunização da população seja feito com celeridade e segurança. Precisamos também que toda a população faça sua parte e se cuide, junto venceremos este vírus!” Júnior Borges.
O novo lote de vacinas deve começar a ser distribuído, no início desta tarde, para as 30 centrais regionais da Bahia e enviadas para os municípios. O transporte das doses de Salvador para o interior do estado vai ser feito em aeronaves do Grupamento Aéreo (Graer) da Polícia Militar e da Casa Militar do Governador (CMG).
Com 1.213.020 vacinados contra a Covid-19, dos quais 303.015 receberam também a segunda dose, até às 15h de quinta-feira, 25, a Bahia é o quarto estado do país com o maior número de imunizados.
A estimativa da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) é de que mais de 280 municípios baianos recebam doses desta nova remessa dos imunizantes. De acordo com a coordenadora de imunização da Sesab, Vânia Vanden Broucke, as doses que chegaram nesta sexta-feira serão enviadas, exclusivamente, aos municípios que aplicaram 85% ou mais das doses anteriores. “Na região metropolitana, todos os municípios já estão habilitados nesta condição e receberão os imunizantes de forma imediata ainda nesta sexta-feira”, afirmou.
Com o avanço da vacinação, ficou aprovado em reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), instância deliberativa da saúde que reúne gestores de saúde dos 417 municípios e do Estado, a recomendação para vacinação de idosos com 60 anos ou mais de forma escalonada. A resolução foi publicada em edição do Diário Oficial do Estado desta sexta-feira, 26.
Esta nova remessa vai dar a possibilidade de que continue sendo imunizado o público alvo da primeira fase do plano de vacinação contra a Covid-19. Em reunião da CIB, ficou definido que a população quilombola e pessoas com doença renal crônica em tratamento de hemodiálise poderão ser vacinadas.
Fonte: A Tarde
Be the first to comment