Vereadores acompanham apresentação do Projeto Casa Soma Camaçari

Os vereadores de Camaçari acompanharam, na manhã desta quinta-feira (07/10), apresentação do Projeto Casa Soma Camaçari, que consiste em ações voltadas para o fomento da coleta seletiva e da reciclagem de resíduos no município. A iniciativa é resultado de uma parceria firmada entre a empresa Braskem, a empresa de Limpeza Pública de Camaçari (Limpec) e a Cooperativa de Materiais Recicláveis de Camaçari (Coopmarc).

Apresentado pela gerente de Relações Institucionais da Braskem, Magnólia Borges, e pelo analista da multinacional, Mário Dias, o programa é baseado no princípio da fidelidade, em que a população leva os seus resíduos já separados e higienizados e entrega na Casa Soma, que já está funcionando em um contêiner instalado no estacionamento do Centro Comercial. Conforme entrega resíduos recicláveis, o cidadão acumula pontos, que poderão ser trocados por recompensas, que podem ser produtos ou serviços.

“As pessoas também poderão destinar essas recompensas para instituições sociais que trabalham na cidade. É um programa de incentivos mútuos, já que há uma cadeia de beneficiados, como empresas, cidadãos, instituições, cooperativas, dentre outros. Para nós, representa um incentivo ao consumo consciente”, reforçou Magnólia.

O presidente da Câmara, vereador Júnior Borges (DEM), destacou a importância da iniciativa para o desenvolvimento sustentável da sociedade.

“Esse projeto tem importância significativa para o município e até em um contexto global, já que todo lixo que produzimos acaba afetando o planeta como um todo. Quando fazemos essa coleta seletiva e essa reciclagem, trazemos benefícios para todo o planeta, além de ser um gerador de emprego e renda para nossa cidade”, afirmou. O parlamentar também parabenizou pelo local em que a Casa Soma foi instalada. “Fico feliz de ver esse projeto funcionando em um local tão importante e popular para nossa cidade que é a nossa feira. Isso ajuda na conscientização de todos os nossos cidadãos”, complementou.

O vereador Dr. Samuka (CIDADANIA) parabenizou a iniciativa pela responsabilidade social. “Nós que somos representantes da população ficamos satisfeitos com esse tipo de ação e já deixo aqui registrada a necessidade de levar esse projeto para a costa do nosso município, que conta com uma grande quantidade de catadores de material reciclável”, pontuou. O vereador Vavau (PSB) também parabenizou a ação e reforçou o pedido da extensão do projeto para a costa. “A dificuldade no transporte público deixa ainda mais evidente a necessidade de uma unidade desse projeto na nossa orla, já que os catadores enfrentam muitas dificuldades para se deslocar até a sede para fazer essa entrega de material”, complementou.

A Casa Soma funciona de segunda-feira à sábado, no estacionamento da feira de Camaçari, e recebe diversos tipos de resíduos, como vidros, plástico, alumínio, óleo de cozinha usado, dentre outros.

Fonte: Câmara Municipal de Camaçari

Cadastre seu e-mail para receber todas as Novidades

Acompanhe JB
nas redes sociais

Cadastre seu e-mail para receber todas as Novidades

© 2023 Junior Borges